sexta-feira, 18 de setembro de 2009

5° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular

ceca



Iniciou-se no dia 18/09, pela manhã, na casa de Encontros São Lourenço Brindisi, em Porto Alegre a quinta edição do Seminário de Teologia da Libertação.
Com a presença de aproximadamente 55 pessoas, oriundas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e também de outros estados, o seminario começou com um análise de conjuntura da America Latina feita pelo assessor Edmilson Schinelo. Os participantes foram convidados a levantar pontos positivos e negativos da atualidade no contexto da Educação Popular e da TdL. Felizmente, foram levantados mais pontos positivos do que negativos.
Dentre os positivos destacam-se: Trabalho em rede com parcerias de solidariedade, Fórum Social Mundial e Panorama Latino-Americano que elege governos a partir de movimentos sociais populares. Dentre os pontos negativos pode-se citar: Falta de investimentos nas politicas públicas e Criminalização dos movimentos socias.
À tarde o estudo ficou a cargo de Jaime Zitkoski que abordou as raízes da Educação Popular a partir de Paulo Freire e do pensamento latino americano. Zitkoski abordou os aspectos centrais da temática que eram:
1. características do pensamento freiriano;
2. a pedagogia freireana e suas bases filosóficas;
3. o legado de Freire para a atualidade.
Também foi debatido sobre o que fazer diante da lógica do mercado, que avança no terreno da educação, e passa a reproduzir exclusão social em níveis cada vez mais desumanos e trágicos.
No segundo dia do seminário (19/09) quem assessorou foi Graciela Chamorro. Através de explanação ampla e com informação muito profunda sobre os costumes indígenas, Chamorro conduziu o grupo a constatar que "A questão indígena permaneceu à margem de nossas práticas e até de nossas preocupações."
A partir dessa discussão os participantes foram chamados a, dentre outras atitudes:
• levar a temática para dentro de nossas ONGs e demais instituições;
• mudar a forma de trabalhar a história e a arte indígena (cumprindo, inclusive o que diz a nova legislação): questão indígena não é passado/museu, é presente! 
A seminarista Tatiane Vidal dos Reis, da Diocese Meridional participou deste seminário.
Para saber mais sobre o que foi debatido e ter acesso aos materiais fornecidos pelos assessores acesse o site do
CECA: www.ceca-rs.org.br
Fonte: site do CECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário