domingo, 7 de setembro de 2008

Desfile de 7 de Setembro

“Felizes os que promovem a Paz, pois serão chamados filhos de Deus.”
A Paróquia de Cristo Redentor, pelo segundo ano consecutivo, participou do desfile de 07 de Setembro com a Campanha ‘PAZ PRA VOCÊ’. Desta vez o tempo não colaborou, afinal na madrugada do desfile houve muito vento e o dia amanheceu frio e instável. Tanto que a Secretaria Municipal da Educação acabou por cancelar o desfile de todas as creches e escolas com séries iniciais, para não expor as crianças às intempéries do clima.  Também ocorreu uma grande diminuição de participantes nas diversas escolas e entidades que desfilaram, e o público foi um pouco menor que no ano anterior, conforme a organização, cerca de 10.000 pessoas assistiram aos desfiles. O nosso grupo foi composto por 32 participantes, entre membros da Paróquia e do Ponto Missionário Esperança. Em especial este ano contamos com algumas crianças do nosso Projeto ‘Clube da Leitura’.
A emoção e a alegria deste momento é muito difícil de ser colocada em palavras. Ao longo da Avenida estávamos muito mais preocupados em entregar a bandeirinha da campanha e levar uma palavra de Paz às pessoas, que propriamente “desfilar”. Assim a cada pessoa que estendíamos a mão com a bandeirinha e dizíamos: “A Paz esteja com você”, ou “Paz pra sua casa”, ou aos casais “Paz no casamento (no namoro, no amor)”, ou ainda “Paz no trabalho”, etc; víamos as pessoas sorrirem e prontamente corresponderem estendendo também as mãos, agradecendo e desejando o mesmo. Foram cerca de 2.700 bandeirinhas distribuídas, todas elas haviam sido preparadas em forma de mutirão por membros da comunidade. Também havia duas faixas, abrindo e fechando o nosso desfile, além de algumas bandeiras brancas.
Outra coisa emocionante foi ver a alegria das crianças ao distribuírem as bandeirinhas, afinal no início estavam envergonhadas e achavam que as pessoas não iam querer receber quando elas fossem entregar. Mas depois de algum tempo, ao perceberem a receptividade, corriam alegremente entregando e sorrindo. Ao fim do desfile podíamos olhar para trás ao longo da avenida e ver o “mar de bandeirinhas” da Campanha e ter a certeza que por mais pequena e frágil que fosse aquela bandeirinha a sua mensagem calou profundamente, pois o povo busca e deseja realmente PAZ. Nos sentimos então, em pleno 07 de Setembro, alcançando, mesmo que em pequena escala, a intercessão que fazemos na Oração Eucarística (A pg. 83): “...para que transformemos os reinos deste mundo no Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Revdo. Ives Vergara Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário