quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudos sobre a Eleição de um(a) novo(a) Bispo(a)



HISTÓRICO DA ELEIÇÃO E CRONOGRAMA
GRUPO DE TRABALHO DE TRANSIÇÃO E ELEIÇÃO
Esta é a metodologia para o processo de discussão e amadurecimento até a eleição do(a) Bispo(a) Coadjutor(a) de nossa Diocese. Não tem a intenção de engessar, melindrar ou legislar sobre a eleição, que já está prevista nos Cânones, porém contribuir para o debate que pretendemos, fortaleça o corpo diocesano, servindo para mútuo conhecimento dos/as candidatos/as e das comunidades e áreas pastorais.
05/2011 – Comunicação do Bispo Diocesano ao Concílio de sua aposentadoria em 2013 e que solicitaria ao Concílio de 2012 um(a) Bispo(a) Coadjutor(a).
17/10/2011 – Envio, pelo Bispo Diocesano, de Carta de Solicitação de um(a) Bispo(a) Coadjutor(a) à Câmara dos Bispos.
22/3/2012 – Lançamento pelo Bispo Orlando da Carta Pastoral sobre Eleição, para o clero e povo diocesano.
10/4/2012 – Nomeação do Grupo de Trabalho e envio de material de estudo pelo Bispo Orlando. 
17/4/2012 – 1ª Reunião do Grupo de Trabalho na Catedral da Santíssima Trindade.
26/4/2012 –  Apresentação e discussão na Reunião do Clero da proposta do GT.
26/4/2012 – Reunião do GT para fechamento da proposta a ser apresentada no Concílio.
4 à 6/5/2012 – Participação do GT no Concílio Diocesano e apresentação do Material de Estudo e Cronograma. 
07/5 à18/6/2012 - Estudo, por parte das comunidades e/ou das Áreas Pastorais do material de estudo.  Após isto os resultados devem ser enviados ao GT, por escrito, via correio eletrônico para facilitar o trabalho de sistematização.
19 à 28/6/2012 – Apresentação ao GT de nomes de candidatos(as), os quais já devem ter sido previamente consultados e referendados, por escrito, por no mínimo 5 membros em plena comunhão da igreja (cfe. definição de plena comunhão contida nos Cânones Gerais Cap. I, Cânon 12, Art. 4º) sejam estes clérigos/as ou leigos/as. 
Obs.: Este princípio não impede que outros(as) candidatos(as) surjam posteriormente, inclusive no próprio Concílio Extraordinário, porém visa facilitar o processo e proporcionar interação entre comunidades e candidatos/as.
28/6/2012 – Reunião do Grupo de Trabalho.
01/7 à 22//2012 – Processo de diálogo do GT com os(as) candidatos(as) para elaboração de roteiro de visitas e debate nas áreas pastorais, elaboração de Currículo Vitae e de uma “carta de auto- apresentação” por parte dos/as candidatos(as) que serão enviados para as áreas pastorais.
Obs.: Durante este período as áreas pastorais já montam seu calendário de visitas, independente de quem for candidato(a). 
23/7 – 26/8/2012 – Encontros dos(as) Candidatos(as) às áreas pastorais.
27/8 à 14/9/2012 – Vigília Diocesana nas Paróquias e Missões pelo Concílio Extraordinário e Eleição do(a) Bispo(a) Coadjutor(a).
15/9/2012 – Concílio Extraordinário de Eleição – Paróquia da Ascensão.
09/12/2012 – Sagração do(a) Bispo(a) Coadjutor(a) – Catedral da Santíssima Trindade.
05/2013 – Instituição como Bispo(a) Diocesano(a) no encerramento do Concílio Diocesano – Catedral da Santíssima Trindade.

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