quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Bispa Presidente prega na Catedral

A Bispa Presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (ECUSA), Revma. Katharine Jefferts Schori, em visita oficial à IEAB, participou de uma celebração especial na Catedral da Santíssima Trindade, em Porto Alegre.
Sua visita ao Brasil prende-se ao interesse dela pessoal e da igreja americana pelo crescimento constante no anglicanismo do companheirismo entre as várias províncias.
Durante a festiva celebração eucarística, a Bispa Katharine entregou uma bela mensagem de esperança em seu sermão. Estiveram presentes na celebração, além do primaz da IEAB e do Bispo Diocesano, Dom Orlando Oliveira, os bispos Dom Renato Raatz, da Diocese de Pelotas, Dom Jubal Neves, da Diocese Sul-Ocidental e Dom Naudal Gomes, da Diocese de Curitiba, com representações clericais e leigas de suas respectivas dioceses.
Também estiveram presentes alguns clérigos e leigos das dioceses de Recife, Rio de Janeiro e Uruguai, além de convidados ecumênicos, como Dom Dadeus Grings, Arcebispo Católico Romano de Porto Alegre, o Pastor Walter Altmann, Pastor Presidente da IECLB, o Bispo Luis Virgílio, Bispo da IIª Região Metodista, o Pastor Ervino Schmidt, Presidente do CONIC/RS, a Pastora Sonia Mota, da Igreja Presbiteriana Unida e um grupo de representantes do Movimento FOCOLARE.
Na ocasião, lhe foi presenteado um cálice de madeira esculpido pelo Reverendo Jessé Ramos, como sinal da comunhão e companheirismo entre a igreja americana e a brasileira.
A Catedral lotada celebrou com alegria, animada por um coral ecumênico formado pelo grupo Pedra Angular, da Catedral e o grupo coral e musical da Igreja Evangélica Luterana. A liturgia especial para este dia foi elaborada pela Deã da Catedral, Revda. Marinez Bassotto, e pelo Rev. Dessórdi Leite, Coadjutor da Catedral.
Acompanhavam a Bispa Presidente o seu esposo Richard, o Cônego Juan Márquez e o jornalista Robert, do Departamento de Comunicação da igreja americana.
Uma das prioridades como primeira Bispa Presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos é a luta pelo restabelecimento da paz e da justiça no mundo. Ela também é bióloga, piloto, doutora em Oceanografia e Mestre em Teologia.
Foto: Bispa Schori e Dom Orlando na Catedral da Santíssima Trindade, Porto Alegre (Richard Schori/ENS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário