quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudos sobre a Eleição de um(a) novo(a) Bispo(a)



HISTÓRICO DA ELEIÇÃO E CRONOGRAMA
GRUPO DE TRABALHO DE TRANSIÇÃO E ELEIÇÃO
Esta é a metodologia para o processo de discussão e amadurecimento até a eleição do(a) Bispo(a) Coadjutor(a) de nossa Diocese. Não tem a intenção de engessar, melindrar ou legislar sobre a eleição, que já está prevista nos Cânones, porém contribuir para o debate que pretendemos, fortaleça o corpo diocesano, servindo para mútuo conhecimento dos/as candidatos/as e das comunidades e áreas pastorais.
05/2011 – Comunicação do Bispo Diocesano ao Concílio de sua aposentadoria em 2013 e que solicitaria ao Concílio de 2012 um(a) Bispo(a) Coadjutor(a).
17/10/2011 – Envio, pelo Bispo Diocesano, de Carta de Solicitação de um(a) Bispo(a) Coadjutor(a) à Câmara dos Bispos.
22/3/2012 – Lançamento pelo Bispo Orlando da Carta Pastoral sobre Eleição, para o clero e povo diocesano.
10/4/2012 – Nomeação do Grupo de Trabalho e envio de material de estudo pelo Bispo Orlando. 
17/4/2012 – 1ª Reunião do Grupo de Trabalho na Catedral da Santíssima Trindade.
26/4/2012 –  Apresentação e discussão na Reunião do Clero da proposta do GT.
26/4/2012 – Reunião do GT para fechamento da proposta a ser apresentada no Concílio.
4 à 6/5/2012 – Participação do GT no Concílio Diocesano e apresentação do Material de Estudo e Cronograma. 
07/5 à18/6/2012 - Estudo, por parte das comunidades e/ou das Áreas Pastorais do material de estudo.  Após isto os resultados devem ser enviados ao GT, por escrito, via correio eletrônico para facilitar o trabalho de sistematização.
19 à 28/6/2012 – Apresentação ao GT de nomes de candidatos(as), os quais já devem ter sido previamente consultados e referendados, por escrito, por no mínimo 5 membros em plena comunhão da igreja (cfe. definição de plena comunhão contida nos Cânones Gerais Cap. I, Cânon 12, Art. 4º) sejam estes clérigos/as ou leigos/as. 
Obs.: Este princípio não impede que outros(as) candidatos(as) surjam posteriormente, inclusive no próprio Concílio Extraordinário, porém visa facilitar o processo e proporcionar interação entre comunidades e candidatos/as.
28/6/2012 – Reunião do Grupo de Trabalho.
01/7 à 22//2012 – Processo de diálogo do GT com os(as) candidatos(as) para elaboração de roteiro de visitas e debate nas áreas pastorais, elaboração de Currículo Vitae e de uma “carta de auto- apresentação” por parte dos/as candidatos(as) que serão enviados para as áreas pastorais.
Obs.: Durante este período as áreas pastorais já montam seu calendário de visitas, independente de quem for candidato(a). 
23/7 – 26/8/2012 – Encontros dos(as) Candidatos(as) às áreas pastorais.
27/8 à 14/9/2012 – Vigília Diocesana nas Paróquias e Missões pelo Concílio Extraordinário e Eleição do(a) Bispo(a) Coadjutor(a).
15/9/2012 – Concílio Extraordinário de Eleição – Paróquia da Ascensão.
09/12/2012 – Sagração do(a) Bispo(a) Coadjutor(a) – Catedral da Santíssima Trindade.
05/2013 – Instituição como Bispo(a) Diocesano(a) no encerramento do Concílio Diocesano – Catedral da Santíssima Trindade.

Celebração da Unidade Diocesana



domingo, 20 de maio de 2012

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


20 à 27/05/2012
Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo
(cf 1 Cor 15, 51-58)
Oração:


Deus da consolação, tu transformaste a vergonha da cruz num sinal de vitória. Concede-nos que sejamos unidos ao redor da cruz de teu Filho para adorá-lo pela misericórdia que nos ofereceu através do seu sofrimento. Que o Espírito Santo abra nossos olhos e corações para que possamos ajudar os que sofrem e com isso experimentar a tua proximidade. Assim nos dirigimos a ti, que vives e reinas para sempre. Amém.
.
Fonte:

terça-feira, 15 de maio de 2012

A missão na perspectiva do amor



Com o lema “Missão na perspectiva do amor”, realizou-se na Paróquia São Lucas, em Canoas-RS, no período de 04 a 06 de maio de 2012, o 119º Concílio da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, que contou com a participação de delegados clericais e leigos de todas as 16 paróquias e das 9 missões. Na celebração de abertura, o Revmo. Bispo Dom Orlando Santos de Oliveira fez a leitura de sua carta pastoral. No segundo dia de trabalho, pela manhã, a Revda. Lidia Kistemacher desenvolveu palestra e trabalhos em grupo sobre o lema "Missão na perspectiva do amor". A tarde, os delegados reuniram-se em grupos para estudarem e avaliarem os relatórios das pastorais e comissões diocesanas, estatístico, ordens e irmandades e do grupo gestor. Após, houve um espaço para as considerações dos grupos sobre os relatórios. 

O domingo pela manhã foi reservado às eleições para os cargos e comissões diocesanas e dos delegados ao Sínodo, dentre outros assuntos. 

Na parte da tarde, o Grupo de Trabalho designado por Dom Orlando para conduzir o processo de eleição do(a) Bispo(a) Coadjutor(a) e toda a transição até o concílio extraordinário que ocorrerá em setembro/2012, apresentou um material denominado Estudos sobre a Eleição de um(a) Novo(a) Bispo(a) e o cronograma eleitoral. Esse material pretende contribuir para o debate de um projeto para a Diocese, que fortaleça o corpo diocesano e que sirva também para mútuo conhecimento dos(as) candidatos(as) e das comunidades e áreas pastorais.
O Concílio transcorreu num clima de harmonia, otimismo e esperança com o momento histórico vivido pela Diocese Meridional, com a certeza de que Igreja a gente vive, crescendo e amando na missão de Deus.
Uma belíssima e vibrante celebração eucarística encerrou a reunião conciliar, com um agradecimento especial à acolhida da comunidade da Paróquia São Lucas e ao seu Pároco Revdo. Dr. Humberto Maiztegui Gonçalves.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

São Lucas sedia o Concílio 2012


A Paróquia São Lucas de Canoas sedia a partir desta sexta-feira e até o próximo domingo o 119º Concílio da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
O Concílio reúne, há 119 anos, representantes de todas as comunidades e todo o clero diocesano. Estas pessoas participam de momentos celebrativos, de reflexão e de reuniões deliberativas sobre assuntos ligados a ações administrativas e organizacionais da Igreja. 
A Diocese Meridional possui aproximadamente 13.000 membros, tendo à sua frente o Bispo Dom Orlando Santos de Oliveira e envolve 25 paróquias e 9 missões, assim distribuídas:
Paróquias: Porto Alegre (4), Canoas (1), Cachoeirinha (1), Viamão (1), Nova Santa Rita (1), Montenegro (1), São Leopoldo (1), Novo Hamburgo (1), São Francisco de Paula (1), Caxias do Sul (1), Santo Antônio da Patrulha (1), Praia Grande - SC (1), Araranguá - SC (1).
Missões: Alvorada, Triunfo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Canela, Glorinha, Caraá, Torres e Florianópolis. Conta ainda com outras comunidades nos municípios de Taquara, Guaíba,  Criciúma e Tubarão.
A Paróquia São Lucas, localizada à rua Santos Ferreira, 264 no Bairro Marechal Rondon, tem à sua frente o Reverendo Dr. Humberto Maiztegui Gonçalves como pároco e conta com aproximadamente 50 famílias como membros. Está presente em Canoas há 64 anos.
As celebrações conciliares são abertas a toda a comunidade e ocorrerão na abertura do evento, dia 04 de maio às 19h30min e no encerramento, dia 06 de maio às 16h.