sábado, 15 de novembro de 2008

“No teatro da vida, ajuda-nos a atuar, ó Jesus, conforme a tua vontade”.

Sob este tema muito inspirador, cerca de 30 jovens representando as seguintes paróquias da Diocese Meridional: Paróquia da Ascensão, Bênção Divina, Calvário, Espírito Santo, Graça Divina, São Mateus, São Lucas, Todos os Santos e Trindade, se reuniram em retiro nos dias 15 e 16 de novembro no Recanto das Araucárias, Lomba Grande.
Durante os dois dias, tivemos a oportunidade de trabalhar o Advento e o Natal numa perspectiva jovem, fazendo teatro, confeccionando máscaras e conversando abertamente sobre o tema.
No dia 15 de novembro, tivemos a companhia e assessoria muito animadora do amigo de caminhada ecumênica José Luiz Possato Junior, católico romano e representante do CEBI/RS. Zé Luiz nos incentivou a criar peças teatrais inspiradas em textos bíblicos que contam a história da chegada e nascimento de Jesus, contextualizando-as para nossa realidade. 
À noite desse mesmo dia, fomos agraciados com a apresentação do grupo “Canta Lomba”, projeto local que reúne jovens – filhos de pequenos agricultores e estudantes de escolas públicas – com talento musical inigualável e que emocionaram a todos com sua belíssima performance.
No dia 16 de novembro, o Rev. Humberto nos conduziu numa reflexão sobre as “máscaras” que usamos e tudo aquilo que nos impede de sermos verdadeiramente nós mesmos e libertadoramente felizes. Todos os participantes confeccionaram máscaras muito bonitas e criativas e tiveram a oportunidade de mostrá-las aos demais e explicar sobre elas e o que estas lhes representam.
A celebração de encerramento foi marcada pela música alegre e a atmosfera de amizade e carinho entre todos os participante.
Não podemos nos esquecer do afeto e da hospitalidade daqueles que cuidaram de nós durante este final de semana, alimentando-nos com saborosas refeições, sucos refrescantes e nos oferecendo tudo que nos fosse preciso para aconchego, segurança e bom desempenho do programa.
A diversão e a conversa nos acompanharam no caminho de volta dentro do ônibus e a despedida foi feita com promessas de até logo.
A UJAB continua sua caminhada com firmeza, dedicação e muito entusiasmo. Como a mensagem que o assessor Zé Luiz trazia em sua camiseta: “Não temos um novo caminho, mas um jeito novo de caminhar”.
Mª Cláudia Gastal Ramos 
Pastoral da Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário