sábado, 15 de novembro de 2008

Encontro de Fortalecimento do Casal

No dia 15 de novembro de 2008, na Paróquia do Calvário em Nova Santa Rita aconteceu o segundo encontro inter paroquial de fortalecimento do casal. Participaram 28 casais. Com o auxílio de data show a Revda. Leane Rachel Kurtz de Almeida e o Rev. Caio Márcio Álvares Lacerda fizeram a exposição do tema: As Quatro Estações do Casamento eSete Estratégias Para Melhorar a Qualidade do Relacionamento Conjugal, usando como referência principal o livro de Gary Chapman, “As Quatro Estações do Casamento”.
Os casais tiveram oportunidade de avaliar a estação em que se encontram e foram desafiados a colocarem em prática as estratégias para arrancar as “ervas daninhas” que insistem em crescer no seu “jardim”, sufocando o amor que um dia uniu os dois, e a desenvolverem o Amor Emocional, esforçando-se para encherem o “tanque de amor” um do outro.
Foi usado como recurso também a música popular brasileira, das quais foram destacadas as seguintes frases: “O Amor é Sagrado e Remove as Montanhas” (Amor de Índio – Beto Guedes e Ronaldo Bastos); “A Lição Sabemos De Cor,  Só Nos Resta Aprender (Sol de Primavera – Beto Guedes e Ronaldo Bastos); “Cada Um Carrega Dentro de Si a Capacidade de Ser Feliz” (Tocando em Frente – Almir Sater).
Na Celebração Final foi realizado um ato penitencial onde cada participante teve a oportunidade de confessar a Deus algo que fez ou tem feito que magoa e/ou ofende a pessoa que Deus colocou em sua vida para amar. Mostrando seu sincero arrependimento e desejo de buscar forças em Deus para não continuar cometendo este erro, essas ofensas foram queimadas ao som da música “Renova-me Senhor Jesus”.
Foi destacada também uma frase que Dietrich Bonhoeffer escreveu a um amigo que estava casando, a qual expressa o quanto à forma com que os casais se relacionam é decisiva para sustentar o amor: “(...) até aqui o amor sustentou a relação de vocês, daqui por diante será a relação de vocês que há de sustentar o amor (...)”.
Nas avaliações sentimos que os casais aproveitaram muito o encontro e querem mais. Fomos desafiados a dar continuidade a esses encontros de fortalecimento do casal e a promover encontros sobre o relacionamento entre pais e filhos.
Revda. Leane Rachel Kurtz de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário