domingo, 2 de maio de 2010

117º Concílio da Diocese Meridional


Nas dependências da Paróquia de Todos os Santos, que acolheu com muito carinho os conciliares e em meio à alegria de todos, foi realizado entre os dias 30 de abril e 02 de maio o Concílio Diocesano da Diocese Meridional. Localizada na cidade de Novo Hamburgo, a Paróquia se preparou com um grande esforço coletivo para hospedar todos os representantes das 24 comunidades diocesanas.
Sob o tema Acolher no Serviço e Semear na Esperança, os conciliares puderam ouvir uma convocação para transformar cada Paróquia, cada comunidade diocesana a ser um centro de missão. Esse apelo ficou ainda mais claro quando se ouviu o relatório estatístico da diocese apontando desafios que devem ser enfrentados com novas estratégias e renovação do espírito missionário.
Em meio a uma longa pauta que incluiu relatórios e eleições para cargos e funções diocesanas, os conciliares foram brindados com um belo espetáculo oferecido por um grupo de Jovens do Projeto Canta Lomba. Trata-se de um projeto de desenvolvimento de arte musical que reúne cerca de 97 jovens e adolescentes que encantou a todos com uma apresentação digna de ovação. Não faltou inclusive um bom humor durante o Concílio quando um mascote de tartaruga foi apresentado pelo bispo diocesano D. Orlando e destinado à comunidade que no próximo ano for a que mais tarde entregar o relatório estatístico. A tartaruga ficou sem ganhador este ano , mas estará à disposição de candidatos no ano que vem. Cada ganhador ficará – a exemplo de um troféu – com a tartaruga por um ano e o entregará ao merecido ganhador no ano seguinte.
O Concílio acolheu com grande alegria a decisão do bispo Primaz, em consulta com o bispo diocesano D. Orlando e a Deã da Catedral da SS Trindade Revda Marinês Bassoto, de instituir no mês de Maio a Catedral Nacional da IEAB.  Esse título honorífico é um reconhecimento provincial do papel que a Catedral da Diocese Meridional tem representado ao longo dos 120 anos de história da IEAB.
Todos os conciliares foram unânimes em aplaudir a comunidade da Paróquia hospedeira pelo árduo trabalho de providenciar todas as coisas para que a delegação conciliar se sentisse em casa. Emocionado na celebração de encerramento, o Rev. Ives Vergara, pároco fez questão de agradecer a Deus pelo sucesso do Concílio e pelo empenho de seus paroquianos.


Fotos do Concílio poderão ser acessadas no link :
http://picasaweb.google.com/comunicacao.dm/ConcilioDiocesano2010#

Por. Rev. Côn. Francisco de Assis da Silva
Secretário Geral da IEAB e clérigo da DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário