domingo, 7 de junho de 2009

Instituição de Cônego na Catedral

A história da Catedral da SSma. Trindade de Porto Alegre se confunde, no início, com a história da própria Igreja que lhe deu origem. Historiar, portanto, a vida da Catedral é reviver os primórdios da Igreja Episcopal no Brasil.
O primeiro ofício religioso da Igreja Episcopal em solo brasileiro foi realizado no dia 1 de junho de 1890, era o primeiro Domingo da Trindade. O culto foi realizado às 15 horas, e assim teve inicio a primeira capela da Igreja Episcopal no Brasil que em 1893 recebeu o nome de Capela da Trindade. Cinco anos e meio depois, no dia 28 de outubro de 1898 houve a fusão da Capela da Trindade com outra comunidade que também havia surgido do trabalho dos primeiros missionários, a Capela do Bom Pastor, dando origem a Egreja da Trindade. No dia 05 de Julho de 1900 foi assinada a escritura do terreno à Rua dos Andradas, destinado à futura construção da Egreja da Trindade e no dia 27 de outubro do mesmo ano foi o lançamento de sua pedra fundamental. Num período de 3 anos o Templo foi totalmente construído e em 10 de maio de 1903 aconteceu a Solene Celebração de Consagração. Em 31 de dezembro de 1949 a então Egreja da Trindade foi elevada à categoria de Catedral, sob o nome de Catedral da Santíssima Trindade, tornando-se a sede da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
A cada Domingo da Trindade relembramos a história da IEAB e juntamente a história de nossa Catedral, neste ano no domingo 07 de junho de 2009, Festa da Santíssima Trindade, Celebramos alegremente o aniversário onomástico da Catedral, rendendo graças pelos seus 119 anos de existência como comunidade. Foi uma bela festa em Ação de Graças pela dedicação de muitos homens e mulheres, que nos antecederam e com seu esforço e testemunho nos possibilitaram receber este legado de fé. Na ocasião, foi realizada, pelo bispo D. Orlando, a Cerimônia de Instituição do Rev. Joel da Silva Soares como Cônego Honorário de nossa Catedral, todos os presentes elevaram suas vozes prometendo fazer tudo o que estiver ao alcance para apoiar o Rev. Joel neste novo ministério, especialmente com o zelo das suas orações e rendendo Graças a Deus por sua vida. O Rev. Joel iniciou seu ministério na Catedral, sendo na década de 70 seu Coadjutor e também Pároco Interino. E agora volta a marcar a vida desta comunidade com sua fidelidade e disposição de viver o Evangelho de Cristo, aceitando prontamente mais este chamado para servir a Deus em sua Igreja. Ele foi apresentado conjuntamente pelo Bispo D. Orlando e pela Deã Rev. Marinez, e eleito unanimemente pelo Cabido da Igreja Catedral em sua reunião no mês de maio de 2009.
por Revda. Marinez Rosa dos S. Bassotto

instituicao conego

Nenhum comentário:

Postar um comentário