domingo, 14 de dezembro de 2008

Re-dedicação da Catedral da Santíssima Trindade

A história da Catedral Anglicana em Porto Alegre está intimamente ligada à história dos primórdios da IEAB: No dia 1º de junho de 1890 foi Celebrado pelos Reverendos Morris e Kinsolving o Primeiro Culto da Igreja Episcopal em Porto Alegre. Quase oito anos e meio depois, no dia 28 de outubro de 1898, 2 das comunidades que haviam surgido do trabalho missionário em Porto Alegre resolveram se fundir, eram as Capelas da Trindade e do Bom Pastor, e passaram a assumir o nome de Egreja da Trindade.
No dia 05 de Julho de 1900 foi assinada a escritura do terreno à rua dos Andradas, destinado à futura construção da Egreja da Trindade. Preço pago pelo imóvel: 33 contos de reis. E no dia 27 de outubro do mesmo ano foi o lançamento de sua pedra fundamental. Num período de 3 anos o Templo foi totalmente construído e em 10 de maio de 1903 aconteceu a Solene Celebração de Consagração. Em 1º de junho de 1920 foi reconhecida a sua emancipação financeira e em 31 de dezembro de 1949 a, então, Egreja da Trindade foi elevada à categoria de Catedral, sob o nome de Catedral da Santíssima Trindade tornando-se a sede da Diocese Meridional. Os mais de 105 anos de uso constante deixaram bastante danificadas as estruturas do prédio, exigindo que se fizesse uma minuciosa Restauração.
Localizada na Rua dos Andradas, em pleno coração da Capital gaúcha, fazendo parte do Centro Histórico e também do Corredor Cultural da Cidade, a edificação é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal desde 1981. Para que o Templo recuperasse as suas formas originais uma equipe de especialistas estudou em detalhes a história e as características do prédio, marcado por elementos arquitetônicos neogóticos. Depois de 11 meses em obras, a fachada, a cobertura, os arcos de madeira aparente que sustentam o telhado recuperaram sua forma original. Também o retábulo de madeira, o mobiliário e as paredes internas do Templo, que estava fechado desde março, foram parcialmente recuperados. A recuperação foi viabilizada pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, em parceria com a prefeitura municipal de Porto Alegre e a própria Catedral. Foram investidos mais de R$ 264 mil nos trabalhos de restauração.
O Domingo 14 de dezembro de 2008 foi um dia que ficará marcado nos anais da história desta comunidade centenária, nele aconteceram às festividades em comemoração pela re-inauguração do Templo. Os festejos começaram às 10h com a Celebração de Re-dedicação e Ministração do Rito da Confirmação, que contou com a presença de várias autoridades eclesiásticas e civis, entre elas o Bispo Diocesano D. Orlando, o Secretário Geral da IEAB Revdo. Francisco, o Revdo Caio Lacerda, a Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, arq. Ana Meira, além de uma congregação de mais de 350 pessoas com representações de várias paróquias da Diocese. Seguiu-se a Celebração um Ato Público de entrega da Obra de Restauração, estando presentes o prefeito de Porto Alegre – José Alberto Fogaça de Medeiros; a representante do Programa Monumenta/IPHAN/MINC e Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, arq. Ana Meira, a Representante Regional do Ministério da Cultura, Rosane Maria Dalsasso, a Coordenadora do Projeto Monumenta de Porto Alegre arq. Briane Bicca e o Secretário Municipal da Cultura, Sergius Antônio Gonzaga, também prestigiaram o ato membros do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre, um representante do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e representantes de entidades ecumênicas, além de uma numerosa platéia. Logo após houve um almoço festivo no Salão paroquial, e durante toda a tarde a Catedral esteve aberta à visitação pública – havia em seu interior uma belíssima exposição contendo a história da Igreja desde os seus primórdios até os dias atuais – a ornamentação era composta de magníficos arranjos florais, banners contendo fotos e dados históricos década a década, e objetos significativos como livros de atas e de registros, paramentos, e outros utensílios dos tempos dos pioneiros da IEAB; nas laterais externa da Igreja foi servido um delicioso chá. Este dia memorável foi encerrado com um belíssimo concerto musical do Coro de Câmara Ars Vocalis.
O 3º Domingo do Advento, 14 de dezembro de 2008, foi um dia de muita emoção para a Congregação da Catedral da Santíssima Trindade, todos recordamos que a fé e a dedicação de muitos homens e mulheres nos possibilitaram receber como legado este patrimônio arquitetônico e religioso, e que a nós atuais membros da Igreja cabe a tarefa de fazê-lo alcançar as gerações futuras. Elevou à Deus nossas Ações de Graças e nossas preces pedindo para que sejamos dignos daqueles que nos precederam.
Revda. Marinez Bassotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário