domingo, 25 de novembro de 2007

Festa do Cristo Rei e Confirmações

Ao longo da rica tradição da Igreja Cristã, a Festa do Cristo Rei foi mais uma pérola da devoção cristã produzida. A tradição cristã que herda elementos judaicos importantes em sua liturgia e na construção teológica, especialmente a ideologia do Messias-Rei, circulada nos meios sacerdotais muito anteriores ao nascimento do próprio Jesus, o Nazareno, acaba culminando em uma importante chave cristológica da Teologia, observada especialmente pelos atributos “Cristo” (o ungido) e “Pantocrator” (Todo-poderoso). Jesus se revela aos cristãos orientais como Jesus – o Cristo (Messias) Todo-Poderoso. E esses atributos são fundamentados pela idéias presente nos Evangelhos de um reino místico chamado “de Deus”.
O óleo era o elemento litúrgico utilizado especialmente nas unções de Reis. Em muitos relatos bíblicos encontramos esse evento, e até hoje faz parte da liturgia de entronizamento dos reis. Então o óleo, que está presente no batismo cristão, e também na Confirmação, onde é chamado de Óleo da Crisma, nos remete a uma dimensão cristológica de piedade profunda. Somos filhos e filhas do Rei, chamados para viver a nova realidade do Reino de Deus já inaugurado por Jesus O Cristo.
Foi nessa intenção que no dia 25 de novembro (Festa do Cristo Rei), três pessoas foram agraciadas pelo SS. Sacramento da Confirmação e uma pessoa foi Recebida à Comunhão Anglicana. O Celebrante foi D. Luiz Osório Pires Prado. A Paróquia da Virgem Maria está feliz pela confirmação de nossos irmãos e irmãs Ruth, Adrielle, Claiton e Sérgio. Que Deus os abençoe muito nesta caminhada!
Post. Josué Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário