Animados pelo lema: “Faremos a nossa parte na missão confiada ao povo de Deus”, reuniu-se o concílio diocesano, de 27 a 29 de abril, na paróquia São Mateus, em Santo Antônio da Patrulha, RS. Na celebração de abertura, o Bispo diocesano D. Orlando, na sua carta pastoral, desafiou o povo da diocese a assumir concretamente o seu compromisso batismal. Ou seja, assumir a nossa parte, o nosso compromisso com a missão de Deus. A Igreja, disse D. Orlando, não pode proclamar as Boas Novas simplesmente tendo missão ou considerar a missão como uma atividade ou programa extra. O mundo jamais ouvirá um evangelho que é aparentemente contraditório, pelo caráter da comunidade que o proclama. Somente uma Igreja transformada pode ser um agente transformador de Deus.
A reunião conciliar é um momento de avaliação. Dessa forma, ao início da mesma, a Bel. Elisabeth Cabral, falando em nome da Comissão de Planejamento Pastoral e Missão, apresentou, por meio de gráficos, os resultados parciais de uma pesquisa de avaliação dos ministérios e da vida de nossas paróquias e missões. Em seguida, divididos em seis grupos, os conciliares examinaram os relatórios das várias comissões e organizações diocesanas, avaliando os resultados e fazendo recomendações e sugerindo atividades.

A celebração de encerramento, no momento do ofertório, mostrou o povo diocesano assumindo o compromisso dos desafios colocado pelos representantes dos vários grupos, em forma de homilia. A congregação respondeu animada aos desafios e saiu, com esperança, para realizar a sua parte na missão confiada a ela, como parte do povo de Deus.
A paróquia hospedeira, liderada pelo seu pároco Reverendo Marino Muniz dos Reis, e uma equipe dedicada de irmãos e irmãs leigas acolheu com carinho e competência a todos os conciliares.
Dom Orlando Santos de Oliveira - Bispo Diocesano