terça-feira, 21 de dezembro de 2010

São Tomé, Apóstolo

Salmo 66, 67 ou 116, 117
Isaías 11:10-16
Apocalipse 20:11-21:8
Lucas 1:5-25

A Igreja deve ser sinal para as nações

O profeta alarga seu olhar à universalidade das nações. A ação de Deus não se refere só a um povo, mas todos os povos se acham envolvidos no drama da salvação e na luta de Deus contra as potências que dominam o mundo. O texto indica que o propósito de Deus se realiza não só mediante a religião, mas por muita luta política e social no seio das nações, a ponto de a confusão ser impressionante. O texto de Ap. 20:11-21,8 completa o quadro de Isaías ampliando o horizonte da ação salvadora de Deus com um belíssimo poema. Isto significa que a luta pela transformação do mundo não se pode reduzir ao esforço apenas local. Sem dúvida, temos de lutar a partir de nosso pequeno lugar (família, ambiente de trabalho, município...). Mas temos de pensar e também lutar “globalmente”. A justiça é uma questão internacional. Tudo é um todo articulado. O que acontece num país afeta o mundo inteiro. O Iraque está em nossa sala de visita. Já não há mais isolamento. A opressão é um projeto bem articulado de dominação mundial. Por isso, também as lutas de transformação têm de ser organizadas mediante ações solidárias entre todas as nações. O mundo é um só. Nunca foi tão verdade a palavra “ecumenismo” (todos os povos habitam a mesma “casa”). A Igreja deve ser como “sinal entre as nações” mostrando na prática a possibilidade do amor como unidade nas diferenças.

D. Sebastião Armando Gameleira Soares
Recife/PE


Texto para Meditação
“Haverá um caminho para o resto do povo...” Apocalipse 20:16

Intercessão
Oremos pelas pessoas que se organizam e lutam corajosamente por um mundo melhor, e pela Igreja.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Coral S. Lucas confraterniza

Salmos 61, 62 ou 112, 115
Isaías 11:1-9
Apocalipse 20:1-10
João 5:30-47

Nossa tarefa é recriar o paraíso dos sonhos de Deus

Temos aqui uma das profecias mais lindas da Bíblia. Isaías anuncia a ação do Espírito de Deus. Ora, o Espírito é como o vento, ar que inspiramos para viver. Com isso, o profeta quer dizer que o Espírito age enquanto nos inspira e encoraja, e assim nos provoca a fazer o que Deus quer realizar no mundo. Agimos com a energia divina em nós para restabelecer a justiça. O fruto da justiça será a paz, a harmonia entre todas as criaturas. Sentimos no texto o entrelaçamento de economia (sociedade humana) e ecologia (totalidade da criação). Sim, porque quem perturba sobremaneira o equilíbrio do mundo somos nós, os seres humanos. Só teremos equilíbrio quando a economia (a lei que impomos à “casa”, oikos=eco quer dizer “casa”; “nomos” é lei) respeitar a “lógica da casa” (ecologia). Aí, sim, o mundo será como o paraíso descrito em Gn. 1-3. Nossa tarefa é lutar para que seja assim. Lutar inspirados pelo Espírito de Deus (Ap. 20:1-10). Vale à pena meditar calmamente sobre a frase final no v. 9, a experiência de Deus nos invadindo como se fosse enchente, a terra toda cheia de Deus “como as águas enchem o mar”. O grande sinal da harmonia universal é a Criança no centro do poder: guiando os rebanhos e brincando com toda segurança com os animais selvagens... Eis o sonho de Deus.

D. Sebastião Armando Gameleira Soares
Recife/PE

Texto para Meditação
“A terra ficará cheia do conhecimento (experiência) de Deus como as águas enchem o mar” Apocalipse 20:9

Intercessão
Oremos para que Deus nos dê inspiração e coragem para lutar pela transformação do mundo.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Batismo na S. Pedro

Das três comunidades que estamos atendendo, neste ano de 2010 realizamos 12 batismosO batizado da pequena LAURA, nos trouxe grande alegria agradecendo ao PAI porque está abençoando todo o esforço pastoral e missionário da nossa igreja nesta região do Rio Grande do Sul e do nosso pais. 


4º Domingo do Advento

Salmo 24
Isaías 7:10-17
Romanos 1:1-7
Mateus 1:18-25

Só Jesus é o Emanuel, Deus conosco

O profeta Isaías, companheiro nosso sempre no Advento, nos traz uma das profecias mais famosas sobre o Messias, a chegada do Emanuel, Deus conosco. A palavra profética tem dois níveis. Um está em relação direta com a realidade histórica de seu tempo. O outro abre-se ao futuro da promessa de Deus. É que na Bíblia os acontecimentos vão abrindo a história sempre para mais além. Nenhum fato atual esgota o que Deus pode fazer por Seu povo. No primeiro nível, é admoestação ao rei Acaz, oito séculos antes de Cristo, que não crê que Deus vá salvar o povo da invasão dos assírios. A ele o profeta anuncia: a princesa está grávida e esse é o sinal de que a dinastia de Davi vai continuar a reger o povo de Judá. O poder assírio não vencerá. Há esperança de futuro. O outro nível é bem mais profundo: quando os discípulos de Jesus relêem o texto e vêem que o menino se chamará “Deus conosco” percebem que a profecia não podia esgotar-se num príncipe terreno. Na verdade, Isaías, em última análise, falava de algo que se referia ao futuro maravilhoso do envio do próprio Filho através do qual Deus estaria conosco de verdade. A Carta aos Romanos e o Evangelho de São Mateus são como comentários da profecia, atestam que só em Jesus é que a palavra se realizou, só n’Ele é que Deus está definitivamente conosco.

D. Sebastião Armando Gameleira Soares
Recife/PE

Texto para Meditação
“Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel” Isaías 7:14

Intercessão
Oremos pelas crianças, vítimas inocentes do sistema iníquo, cada qual delas é promessa de futuro.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Salmos 55 ou 138, 139
Isaías 10:20-27
Judas 17-25
Lucas 3:1-9

Obstáculos eliminados

Tudo na vida apresenta obstáculos, barreiras, empecilhos. No entanto, o Evangelho nos mostra que João veio para eliminar essas barreiras preparando o caminho do Senhor, conforme a profecia. Está na hora de encararmos os obstáculos com fé, quer dizer, com a confiança de que poderão ser eliminados do caminho. Cabe a nós não parar, ir até o fim, chegar na frente do obstáculo e forçá-lo a sair pelo poder de Deus. Certamente que isso pode custar algo de sacrifício, mas só assim poderemos saber a verdadeira magnitude do poder de Deus agindo em nossas vidas.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão.” Lucas 3:5

Intercessão
Oremos para que obstáculo algum possa impedir de seguir em frente no caminho do Senhor.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Salmos 40, 54 ou 51
Isaías 10:5-19
II Pedro 2:17-22
Mateus 11:14-15

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça

O que a gente ouve ou não ouve depende de nossa atenção e educação. Estamos querendo ouvir tudo? De fato hoje há muita gente ouvindo música em altíssimo volume, certamente porque não quer ouvir mais nada! Muito pouca gente gosta do silencio, porque no silencio se ouve tudo. Queremos ouvir Cristo, então nosso ouvido deve estar bem aberto, porque Cristo fala de todos os lados e de muitas formas. Não importa quão boa ou ruim seja nossa capacidade auditiva, Jesus vai dar um jeito de que possamos lhe ouvir, basta querer e ficar bem dispostos, silenciosos, atentos, espectantes.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.” Salmo 51:6

Intercessão
Oremos para que possamos ouvir a voz de Deus em Cristo, em suas muitas formas e em todos os lugares.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Salmos 50 ou [59, 60], 33
Isaías 9:18-10:4
II Pedro 2:10b-16
Mateus 3:1-12

É chegado o Reino de Deus

O Reino de Deus já chegou a nós! Não estas vendo? Ele está aí onde há amor gratuito e alegre para todas as pessoas. O Reino está onde a partilha vence o mesquinhez, onde a coragem é maior que o medo, onde a sabedoria brota do humilde seguimento dos princípios de Deus. Se não vemos o Reino, não vemos Deus agindo entre nós. Sim o Reino já chegou! Só nos resta, diante de tal fato, nos arrepender de nossas arrogâncias e auto-suficiências. Se não nos voltarmos para o arrependimento mesmo que vejamos o Reino ele parecerá distante e sombrio. O arrependimento e renúncia e acolhida. Renuncio a ser “senhor” da minha vida e meu destino e acolho o caminho do Reino com toda fé e esperança. Não há como ficar lá e cá. Se queremos participar do Reino temos que abraçar a sua realidade entre nós. O Reino não é sonho e utopia (mesmo que seja também isso). O Reino é um caminho de realidades, de sinais, de experiências projetadas no fantástico telão da eternidade.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 3:2b

Intercessão
Oremos para que o Reino de Deus seja uma realidade em nossas vidas e em nossas relações.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Salmos 119:49-72 ou 49, [53]
Isaías 9:8-17
II Pedro 2:1-10a
Marcos 1:1-8

Batismo com o Espírito Santo

Há Igrejas que diferenciam o batismo trinitário (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo) do batismo do Espírito Santo (manifestação dos dons do Espírito). Esta distinção é equivocada. Se fosse assim ainda estaríamos praticando o Batismo de João. Mesmo quando o batismo é de uma criança pequena, que não consciência plena do que está acontecendo, ela recebe o Espírito Santo. Aquele neném não sabe como falar ou explicar, mas desde quando a presença do Espírito santo pode ser explicada por alguém? O Espírito está nessa criança que será educada para que um dia possa falar sobre o que o Espírito Santo fez em toda sua vida e, consciente, possa manifestar todos os dons que o Espírito Santo lhe conceder. Os dons do Espírito são para Deus e para a Igreja de Deus, não um fim em si mesmo. O batismo não é um ato, mas um processo que se inicia no momento em que somos acolhidos por Deus e continua por toda a eternidade. Devemos pedir a Deus por mais dons do Espírito Santo, mas não por dons para nossa glória, mas para Sua glória, não dons para nosso poder, mas para manifestar o Seu poder. Pede a Deus que manifeste em ti aquilo que te deu desde o batismo, por João Batizava apenas com água, Cristo batiza com água e com o Espírito.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” Marcos 1:8

Intercessão
Oremos para que o Espírito Santo nos guie durante toda nossa vida, para glória de Deus em Cristo.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dom Orlando visita Bênção Divina

Na sua visita, o bispo pode perceber o esforço pastoral das nossas comunidades e o trabalho que vem sendo desenvolvido inspirado no Plano de Ação Pastoral 2010-2014: Pastoral Transparente, Missão Permanente”. Na Celebração de São Chico, Dom Orlando confirmou JULIANO o filho caçula de nossa irmã Zaira e Joe. Em Canela, confirmou Tais e recebeu oficialmente na Comunhão Anglicana o casal Ricardo e Clélia.  Nas suas homilias, o bispo ressaltou quer o 3º Domingo do Advento, é conhecido como o Domingo do Avivamento da fé e da espiritualidade na Igreja. 


Missão do Advento recebe Coral S. Lucas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

In Memorian e Ação de Graças pela vida e vocação de D. Luiz O. P. Prado

Culto em Memória e Ação de Graças pela vida de D. Luiz O. P. Prado
Dia 18/12 às 19 horas na Paróquia Anglicana da Trindade
R. Independência, 970, Centro, São Leopoldo-RS

Culto em Memória e Ação de Graças pela vida de D. Luiz O. P. Prado
Dia 19/12 às 9 horas na Paróquia da Virgem Maria
R. Alfredo Chaves, 915, Centro, Caxias do Sul-RS

domingo, 5 de dezembro de 2010

III Encontro das Comunidades da Serra



Neste Domingo, 05 de dezembro, aconteceu em S. Francisco de Paula, na Paróquia da Bênção Divina, o III Encontro das Comunidades da Serra. Participaram o Ponto Missionário de Taquara, a Missão de S. Pedro (Canela), a Paróquia da Virgem Maria (Caxias do Sul) e a Paróquia da Bênção Divina. Durante a manhã, todos participamos da Sta. Eucaristia e Batismo do menino Alex, de família oriunda de Canela. O ofício presidido pelo Revdo. Hermes Sotelo, auxiliado pelo Rev. Diácono Josué Flores e acolitado pelo ac. Mateus, foi muito abençoado. A ocasião do batismo foi propícia, pois neste domingo, foi lido o evangelho referente à segunda vela da Coroa do Advento, também conhecida como Veja de João Batista. Durante a tarde, estivemos reunidos em estudo sobre Missão e Crescimento da Igreja. O Rev. Josué foi o facilitador deste momento, que é uma reprodução sintética do estudo ministrado por ele durante o Concílio deste ano que ocorreu na cidade de Novo Hamburgo. A Paróquia da Bênção Divina nos acolheu muito bem, com a acolhida, refeições e hospitalidade litúrgica. No próximo ano, prevemos fazer o encontro no Ponto Missionário de Taquara, e no mês de novembro para não prejudicar o encontro pelas festas de final de ano e férias de muitos paroquianos.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Posse da nova Diretoria Diocesana da UMEAB

A Diretoria Diocesana da UMEAB convida todas as pessoas para participarem da Celebração Eucarística que será celebrada na Catedral da Santíssima Trindade, no dia 19 de dezembro de 2010, às 10horas, onde será realizada também a cerimônia de posse das irmãs que farão parte da nova Diretoria da UMEAB a partir de 2011.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CONIC elege nova diretoria

Cerca de 30 representantes das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) no Rio Grande do Sul estiveram reunidos na sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em Porto Alegre, na última terça-feira, dia 30 de novembro, para a assembleia ordinária no setorial gaúcho da mais representativa entidade ecumênica brasileira.
Além da pauta regular do encontro, que contou com a eleição da nova diretoria para o biênio 2011/12, os/as participantes ouviram um apanhado das atividades do biênio que se encerra. O relatório, apresentado pelo atual presidente do CONIC-RS, Dom Orlando de Oliveira, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), aponta para um diagnóstico preocupante acerca da realidade do movimento ecumênico: "Somos chamados a ter vontade, empenho e compromisso para com a unidade de nossas igrejas. Seria importante, ao sairmos desta assembleia, nos perguntarmos, cada um/a em sua realidade eclesial, por que a unidade cristã não é uma prioridade nos programas de nossas igrejas?"
Dom Orlando ainda deu destaque a eventos ecumênicos locais que serviram como oportunidade de expressar de maneira mais visível a busca da unidade da Igreja, como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Dia Mundial de Oração e o envolvimento na Campanha da Fraternidade Ecumênica.
A assembleia ainda teve um momento de reflexão e aprendizado. O Rev. Dr. Humberto Maitzegui, reitor do Seminário Teológico D. Egmont Machado Krischke, da IEAB, abordou sem sua palestra o tema "Unidos no Ensinamento dos Apóstolos, na Comunhão Fraterna, na Fração do Pão e nas Orações".
O CONIC-RS elegeu a nova diretoria, que será composta por:
Presidente - Dom Aloísio Sinésio Bohn (ICAR)
Vice-presidente - Carlos F. R. Dreher (IECLB)
Secretária - Rev. Marinez Rosa dos Santos Bassoto (IEAB)
Tesoureira - Pa. Cleide Schneider (IECLB)
Vogais - Beatriz Simões (Focolares), Erni Musskopf (SICA) e Edison Costa (CEBI)

por Marcelo Schneider
Fonte: CEBI