quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Adquira o seu Devocionário Sementes


Peça a quantidade de exemplares de desejar ao Escritório Diocesano no tel.: 51.3318.6199. O exemplar custa R$ 9,00. Adquira já o seu!

domingo, 26 de setembro de 2010

De volta a Igreja: Novo Hamburgo


Uma celebração especial na noite do dia 26 de setembro, reuniu aproximadamente 150 pessoas em nossa Paróquia. Isso mostra que a comunidade se mobilizou buscando o êxito do projeto “De Volta à Igreja”. Foi um momento importante de reaproximação de muitos irmãos e irmãs, entre eles, com a IEAB e, principalmente, com Deus. Igualmente, foi uma oportunidade ímpar de reflexão sobre o compromisso que cada um tem com Deus e a resposta que temos dado ao seu chamado. A celebração também foi de Ação de Graças pelos aniversariantes do mês. Terminado o culto, era perceptível a satisfação de todos pelos momentos de louvor, oração, adoração e comunhão com Deus e com os irmãos. Do templo, todos passaram ao salão paroquial onde, mais uma vez, sentiu-se a força da união e da partilha. Uma mesa farta, com doces e salgados levados pelos paroquianos, manteve o grupo animado para aquela agradável e salutar convivência que, às vezes, falta devido à correria do dia-a-dia.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Encontro do Clero

Reuniu-se em Porto Alegre, no dia 16 de setembro, no Auditório Provincial, o Clericus da Diocese Meridional. Foram apresentados informações sobre o 118º Concílio que acontecerá em Caxias do Sul, sobre o Fundo para Pequenos Projetos do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento, a Carta de Apoio ao Encontro de Anglocatolicismo, Encaminhamentos Conciliares por meio da Comissão de Planejamento Pastoral e Missão, a apresentação de clérigos que estão em transição para a IEAB e para a Diocese Meridional além da mudança recente de D. Clóvis Erly Rodrigues, bispo emérito da Diocese Anglicana do Recife, que agora reside em Porto Alegre. A reunião foi abrilhantada pela meditação de D. Orlando na Capela da Reconciliação do Seminário Teológico D. Egmont Machado Krischke e pela confraternização de todos.

Semana Teológica no SETEK

No dia 16 de Setembro, aconteceu a Semana Acadêmica do SETEK sob o tema: “Fazer e pensar teológico no meio urbano”. Foi aberta com a palestra do sr. Sérgio Baierle da ONG-CIDADE. Ele trabalha há décadas com esta temática, inseridos em diversas realidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. O palestrante nos mostrou diferentes definições do que é "cidade" através da percepção de pensadores antigos e contemporâneos. Mostrou que as cidades se desenvolvem como "exo-esqueletos" (como os moluscos) do centro para fora, deixando a parte mais densa e dura no seu centro. Mostrou o processo que leva da cidade antiga (cidade do príncipe), para a cidade moderna (do artesanato e do comércio coletivo) até a cidade contemporânea (onde cada vez mais prevalece a política da imunização, isto é, do isolamento dos "outros" como forma de evitar perigos). A política imunizatória tende também a expulsar os grupos mais pobres para as periferias e vê-los como ameaça ao meio ambiente e a qualidade de vida dos setores mais abastados. Por outro lado vemos que isso não é verdade em absoluto. Houve um bom debate sobre os efeitos dos projetos para o Mundial de Futebol em 2014 (como promessas que tendem a beneficiar apenas os empreendimentos comerciais) e a luta pelos direitos de milhares de famílias deslocadas. Outra estratégia é oferecer títulos de regularização da propriedade que leva a que os pobres vendam seus terrenos (visando o lucro imediato) e sejam novamente levados a viver em precárias áreas de ocupação. Fortalecer a verdadeira democracia solidária e participativa é um caminho de esperança neste meio, as igrejas podem participar disto e contribuir a partir do pensamento teológico para a motivação e a esperança das pessoas marginalizadas e excluídas do processo urbano, inclusive na luta e no resgate da luta pela Reforma Urbana.