domingo, 29 de agosto de 2010

Visita da Diretoria Diocesana da UMEAB



Sábado e Domingo, dias 28 e 29 de agosto, visitou a Paróquia da Virgem Maria, a Diretoria Diocesana da União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil. A programação da visita começou com o Almoço de Acolhida no Salão Paroquial, feito pelo ir. Dr. Air Luz, que preparou um excelente salsichão com spaguetti à ervas finas. Após o almoço, seguiu um quebra-gelo, dirigido pela ir. Maria Rosa sobre as mãos da Via-Sacra e o valor da intercessão mútua uns pelos outros. Em seguida, o Revdo. Josué dirigiu um Ofício Devocional com cânticos e hinos, após repassando aos assuntos concernentes ao trabalho feminino. A programação no sábado findou-se às 17hs. No domingo, algumas irmãs que ficaram, participaram da Missa fazendo leituras bíblicas e intercessões. No final, a Paróquia agraciou a cada uma, com um singelo e modesto presente. Agradecemos especialmente à Diretoria Diocesana da UMEAB e em particular à sua coordenadora sra. Ciloé, pela disposição, interesse e apoio. Desejamos que outros momentos como este ocorram para a Glória de Deus.
Na ocasião da Visita da Diretoria Diocesana da UMEAB, esteve conosco visitando à Paróquia, o Revdo. Jorge Rosa, que é capelão da UMEAB Diocesana e Ministro Auxiliar na Paróquia da Ressurreição em Porto Alegre/RS. No domingo (29), o Revdo. Jorge nos concedeu a honra de ouvirmos seu Sermão e também da Celebração da Sta. Eucaristia. Após a Missa, fomos agraciados com uma recepção na residência de dna. Ceris (coordenadora diocesana da Oferta Unida de Gratidão e membro da Paróquia da Virgem Maria). Agradecemos a visita do Revdo. Jorge e esperamos que outros momentos como este se repitam.


domingo, 22 de agosto de 2010

Feijoada Pró-Concílio

Hoje, aconteceu no Salão Paroquial da Paróquia da Virgem Maria, a Feijoada Beneficente. Desde a reunião do Grupo de Trabalho Pró-Concílio 2011 em junho que a Feijoada estava sendo organizada. O objetivo da feijoada era o de levantar fundos para a realização do Concílio 2011 em Caxias do Sul. Assim como esta programação, outras estão sendo propostas para o mesmo fim, como uma Rifa Beneficente, almoços e Patrocínios. Os convites foram confeccionados pela sra. Paula Flores e foram vendidos no mês de julho e agosto e a feijoada, foi feita pelas irmãs Mari, Elizete e Juliemar (foi um espetáculo!). Também houveram as contribuições da ir. Lili na Couve e Farofa, que também organizou o Rifão após o almoço. O bar ficou por conta dos irmãos Deoclécio e Marino que convocaram os garçons Felipe e Alisson. Os homens ficaram com a organização do espaço (mesas e cadeiras). Enfim, as tarefas foram delegadas para muitas pessoas, e não pesou muito para ninguém, sendo absolutamente participativa e coolaborativa. Tivemos cerca de 70 pessoas participando do almoço, que no final, foi abrilhantado com o talento do ir. Luiz Nauro, que cantou modas gaúchas enquanto era servido o cafezinho. Nosso objetivo financeiro foi alcançado! A toda equipe de organização, nossos parabéns.

Ir. Juliemar, Mari e Elizete

sábado, 21 de agosto de 2010

8º Encontro de Ordens e Irmandades


Dia 21 de agosto, em Canoas/RS, na Paróquia S. Lucas, aconteceu o 8º Encontro Diocesano de Ordens e Irmandades. O encontro foi organizado pela Irmandade de Sto. André e contou com a participação de várias pessoas de diferentes regiões da diocese e de diferentes ordens e irmandades, destacando-se a Ordem de S. Tiago, a Irmandade de Sta. Cruz, a Ordem das Filhas do Rei. O encontro teve como tema a mística eucarística, sendo durante o encontro, feito um pão em meio a meditação orante. Após houve celebração eucarística presidida pelo Revdo. Rt. Humberto Maiztegui Gonçalves, e co-celebrada pelos demais clérigos diocesanos presentes. O próximo encontro será em agosto do ano que vem.


sábado, 14 de agosto de 2010

1º Encontro de Liturgia e Arquitetura Religiosa


Rev. Pe. Enrique Illarze e D. Orlando Santos de Oliveira


Arq. Esp. Maria Inês Lunardini e Arq. Esp. Cristiano Fabri


Arq. Esp. Leonardo Posenato


Comissão Diocesana de Liturgia e Música


Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra (incompleta)

Sábado, dia 14 de agosto, no Auditório Provincial, em Porto Alegre/RS, aconteceu o 1º Encontro Diocesano de Liturgia e Arquitetura Religiosa, que teve como tema: "Mistagogia e Arquitetura: caminhada em parceria". O Encontro foi organizado pelas Comissões de Arquitetura e Arte Sacra e Liturgia e Música da Diocese Meridional, contando com o apoio do Centro de Estudos Anglicanos de Teologia, do Seminário Teológico D. Egmont Machado Krischke, da Paróquia da Ascensão e da Secretaria Provincial. O organizador do encontro, Rev. Pe. Dr. Enrique Illarze, convidou ao Revmº. Bispo Diocesano D. Orlando Santos de Oliveira, que falou sobre "Teologia Inspiradora na Formatação dos espaços e formas sacras". Também palestraram a Arq. Esp. Maria Inês Lunardini, que falou sobre "Desafios atuais para a arquitetura na criação das formas e espaços sacros". O Arq. Esp. Cristiano Fabri, que falou sobre a "História do vitral - passos para construir um vitral" e ainda o Arq. Esp. Leonardo Posenato, que falou sobre a "História e uso do mosaico nos espaços sagrados". Foi expressiva a participação, tendo mais de 70 pessoas, com participantes das Dioceses Sul-Ocidental, do Rio de Janeiro, convidados ecumênicos luteranos e romanos e ainda arquitetos e profissionais liberais interessados no assunto. Trabalharam também em parceria, a Comissão de Comunicação Diocesana, na confecção do material de publicidade e divulgação nos veículos de comunicação diocesanos, e na cobertura de imagens e entrevistas com os palestrantes. Durante o período após o almoço, houve visitação ao templo da Paróquia da Ascensão e a Capela da Reconciliação do SETEK para que os participantes pudessem constatar alguns elementos arquitetônicos. No final, todos os participantes receberam seus certificados de participação expedido pelo CEAT com um CD com todas as palestras e imagens disponibilizadas durante o evento. As comissões organizadoras agradecem o apoio incondicional da Diocese Meridional para a realização do encontro e de muitos voluntários que não mediram esforços para a realização do mesmo. Esperamos, para o próximo ano, a realização de um segundo encontro do tema e em breve, estaremos disponibilizando as entrevistas realizadas com os palestrantes.

domingo, 1 de agosto de 2010

Encontro Interparoquial da Juventude Diocesana

Refletindo sobre o tema “Acolher” e sobre a frase bíblica “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rm 15:7), os jovens da Diocese Meridional estiveram reunidos no domingo, dia 01 de agosto, no primeiro Encontro Interparoquial do ano de 2010.

O encontro iniciou com a participação dos jovens na Celebração Eucarística na Catedral da Santíssima Trindade, onde foram acolhidos/as pelos irmãos e irmãs desta comunidade. Logo após, os participantes dirigiram-se para o salão da Catedral.

O domingo foi marcado pela alegria e pela acolhida. Nos momentos de reflexão os participantes puderam compartilhar suas opiniões sobre o tema do encontro e também compartilhar suas dificuldades, suas angústias, desafios e também as alegrias que nossos jovens têm encontrado no trabalho nas comunidades paroquiais.

Estiveram participando deste encontro cerca de 20 jovens representando as paróquias: da Ascensão, Catedral da Santíssima Trindade, do Calvário, Ressurreição, São Lucas, São Mateus e da Virgem Maria.

O encontro encerrou com um lanche oferecido e preparado pelos jovens da Catedral e com o pedido vindo dos jovens participantes de realização de um próximo encontro.

Certamente este foi mais um encontro da nossa juventude diocesana marcado pela alegria, pela comunhão, pelo carinho, pela amizade, pela descontração e principalmente pela presença da bênção de Deus em nosso meio.

Desejamos que no próximo encontro tenhamos a alegria de ter também a presença de jovens de outras comunidades!