domingo, 11 de abril de 2010

Ascensão pela Música

A Paróquia da Ascensão em Porto Alegre/RS foi palco de um concerto de música clássica no domingo, 11 de abril. A Orquestra de Câmara Fundarte apresentou obras de Haydn e Mozart na Série SESI Catedrais. Fortalecendo as relações paroquiais com a comunidade e a cultura, em maio haverá outro concerto.
por sem. Nei Colombo
Fotografia: Eliana Freitas Mainieri



domingo, 4 de abril de 2010

Semana Santa em Caxias

Este ano, a Paróquia da Virgem Maria, em Caxias do Sul/RS avançou um pouco mais além na sua experiência devocional e litúrgica. Durante a Semana Santa, os tradicionais ofícios da Quinta-feira Santa com a Instituição da Santa Eucaristia, Lavapés e Remoção dos Paramentos do Altar, teve também a Lavagem do Altar com Água Gregoriana. Na Sexta-Feira Santa, o Ofício das 7 Palavras da Cruz foi abrilhantado com a presença dos MMLL e do ir. Ivan, cada um partilhando uma meditação. Mas foi no sábado que a Semana Santa teve seu lugar especial, pois nunca havia sido celebrada uma Vigília Pascal. Durante a tarde, estiveram reunidos os MMLL com o Pe. Enrique que palestrou sobre o envolvimento do Ministério Leigo na Liturgia e Missão da Igreja, e depois, iniciamos a Vigília com o Rito do Fogo Novo, Procissão com o Círio e Liturgia da Palavra. No Domingo, logo cedo, tivemos o café pascal, seguido da liturgia pascal. Nossos agradecimentos ao Pe. Enrique pela coolaboração.
por Paula Kazue Suzuki
Fotografia: Paula Kazue Suzuki


Páscoa Irmanada

Neste ano a Paróquia do Redentor e a Catedral da SSma. Trindade estiveram juntas nas festas da 3ª, 5ª e 6ª Feira da Páscoa. Na Paróquia do Redentor, iniciamos a semana com o Domingo de Ramos bastante movimentado com uma procissão com toda a congregação entrando pelo centro do templo até o altar, onde foram abençoados os Ramos. Após, todos voltaram para a nave do templo e celebramos um ofício festivo ao Rei que entrou aclamado em Jerusalém. Na 3ª Feira estivemos participando da Ceia Pascal no salão da Catedral, promovido pela UMEAB onde estavam presentes membros de ambas as comunidades. Na 5ª Feira Santa, tivemos um ofício no templo da Paróquia do Redentor com a presença dos membros de ambas as comunidades, Bispo diocesano, Deã Marinez dos Santos Bassotto, Rev. Caio A. Lacerda e D. Clóvis Erly Rodrigues, que foi o pregador. Na 6ª Feria Santa, aconteceu o ofício das 7 Palavras da Cruz no templo da Catedral da SSma. Trindade com a presença de ambas as congregações. No Domingo Pascal, na Paróquia do Redentor, iniciamos a manhã com um acolhedor Café Pascal e logo após todos nos dirigimos ao templo para a Celebração da Páscoa do Senhor. Esta foi uma experiência ímpar! Percebeu-se solidariedade, inclusividade e o amor do Senhor presentes nestas atividades. Lembrando que a Paróquia do Redentor nasceu da iniciativa de membros da Catedral da SSma. Trindade que há mais de 90 anos atrás, tiveram a iniciativa de testemunhar a sua fé naquele bairro, mostrando que o amor de Deus e o testemunho dos Santos é parte importante da Missão da Igreja.
por Rev. Caio Lacerda
Reitor da Paróquia do Redentor
Fotografia: sra. Olga Cecília Glória


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Eva Nunes: 93 anos de testemunho

Neste ano, a sra. Eva Nunes festejou seus 93 anos de testemunho cristão junto com suas irmãs na fé da Paróquia do Redentor. A festa aconteceu no Residencial Pedra Redonda, casa para a 3ª idade onde mora atualmente nossa querida aniversariante que ficou surpresa com a festa preparada especialmente para ela na sala de refeições da casa. Nossa comunidade está feliz por nossa querida irmã continuar seu testemunho de fé naquele lugar mesmo não mais podendo estar presente no templo de nossa comunidade devido a complicações de sua saúde. Dna. Eva se orgulha em apresentar-nos como seus irmãos na fé, e nós da Paróquia do Redentor, nos orgulhamos de apresentá-la como membro ativo de nossa comunidade de fé e testemunho. Que o Senhor continue presente na vida desta irmã que não mede esforços em falar do Sr. Jesus Cristo a toda a pessoa que se aproxima dela.
Rev. Caio Márcio Álvares Lacerda
Reitor da Paróquia do Redentor
Fotografia: sra. Olga Cecília Glória