sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ordenação ao Diaconato

Dia 19 de julho, Festa de S. Gregório e Sta. Mácrina, na Paróquia da Virgem Maria, em Caxias do Sul/RS, D. Orlando Santos de Oliveira, bispo da Diocese Meridional, ordenou ao Diaconato o postulante Josué Soares Flores. A celebração contou com a participação ecumênica e do Coral São Lucas, além dos vários clérigos da diocese. O Rev. Josué atuava há dois anos na Paróquia da Virgem Maria e a ordenação foi um momento novo para toda a comunidade anglicana caxiense. O Rev. Josué é o atual redator do Estandarte Cristão e responsável pela secretaria de comunicação da diocese. Que Deus o abençoe nesta nova etapa de sua vocação e em sua jornada ministerial na Paróquia da Virgem Maria.

ordenacao diaconal

segunda-feira, 15 de junho de 2009

IEAB participa do encontro da Pastoral Evangélica da Juventude do CLAI-Brasil

A Pastoral Evangélica da Juventude é um dos Programas do CLAI que tem por objetivo apoiar as Igrejas na formação de líderes comprometidos com o Reino de Deus e sua justiça, bem como com sua identidade eclesiástica. Fomentar a participação da juventude em atividades de experiência espiritual, no trabalho diaconal, testemunho político-social, missionário e ecumênico.
Chegando a um momento de transição, a Coordenação desta Pastoral juntamente com o Secretário Regional do CLAI-Brasil, Presbítero Darli Alves, convocaram as lideranças da juventude das igrejas membros do CLAI-Brasil para participarem da primeira reunião na caminhada desta nova estruturação da Pastoral da Juventude do CLAI-Brasil.
Assim, entre os dias 11 e 15 de junho encontraram-se no Instituto Pio XI, em São Paulo , jovens representantes de algumas Igrejas e organismos parceiros do CLAI-Brasil com o objetivo de:
- Conhecer a proposta da Pastoral da Juventude;
- Agregare-se nesta caminhada;
- Formar um grupo de trabalho que possa ser a voz das igrejas e seus desafios nas temáticas direta ou indiretamente ligadas a juventude (equipe regional de Juventude CLAI – Região Brasil);
- Iniciar um processo de formação de líderes jovens que auxiliem os processos em suas igrejas locais;
- Compreender e vivenciar o conceito de ecumenismo;
- Discutir e propor temas e demandas para o próximo plano Trienal (2010–2012)
Como tema central deste encontro os jovens refletiram de diferentes formas sobre“Cultura de Paz e Políticas Públicas de Segurança”.
O encontro contou com as presenças do Revdo da Igreja Metodista, Sérgio Marcus que palestrou sobre o tema “Cultura de Paz e Sociedade” ; de Jorge Atílio que conversou com os participantes sobre “Bíblia e Violência / Bíblia e Paz” e a jovem Diana Fernandes, Presidente da Confederação Metodista de Jovens, que falou sobre“Cultura de Paz no mundo”, onde partilhou com todos as experiências que tem vivido como moderadora da ECHOS – Comissão de Juventude no Movimento Ecumênico junto ao Conselho Mundial de Igrejas.
Além dos intensos trabalhos em grupos e dos frutíferos debates, durante este encontro os jovens puderam conhecer e tirar suas dúvidas em relação às igrejas que lá estiveram representadas por suas lideranças jovens, fortalecendo cada vez mais laços ecumênicos e a vontade de caminharem unidos.
O encontro encerrou com o planejamento das metas para o Plano Trienal da Pastoral da Juventude do CLAI-Brasil que continuará sendo refletido durante as próximas reuniões da equipe de coordenação.
A IEAB tem como representantes da juventude junto ao CLAI-Brasil a Revda Tatiana Ribeiro, da Diocese de Brasília, e a Sem. Tatiane Vidal dos Reis, da Diocese Meridional, que participou deste encontro.

clai

sexta-feira, 12 de junho de 2009

58 anos de caminhada


palestra

Dia 10 de junho, a Paróquia da Virgem Maria, de Caxias do Sul/RS comemorou seu 58º aniversário de fundação. Durante a semana de aniversário, aconteceram muitos eventos em que celebramos a presença de Deus na missão anglicana em nossa cidade. No dia 10 realizamos um ofício de vésperas, no dia 11, celebramos a festa de Corpus Christi, no dia 12 recebemos a visita do Rev. Dr. John Kater que palestrou sobre o conceito de Globalização na Comunhão Anglicana. Juntamente com ele, vieram também o Rev. Dr. Carlos Calvani e sua esposa Ingrit e D. Luiz Prado.

pvm

A Paróquia acolheu com grande entusiasmo o privilégio da presença do Dr. Kater, contando inclusive com um parceiro ecumênico do Grupo Ecumênico da Serra, o Pe. Mário Pedrotti da Igreja Católica Romana. A semana de aniversário culminou com a celebração da Sta. Eucaristia no domingo (14 de junho) com uma experiência inédita na comunidade, um almoço comunitário que foi carinhosamente chamado de “Junta Panelas”, em que cada paroquiano levou consigo um prato para ser partilhado com todos. Que Deus continue abençoando nossa comunidade em sua missão.
por Josué Soares Flores

quarta-feira, 10 de junho de 2009

58 anos de caminhada

john kater



Dia 10 de junho, a Paróquia da Virgem Maria, de Caxias do Sul/RS, comemorou seu 58º aniversário de fundação. Durante a semana de aniversário, aconteceram muitos eventos em que celebramos a presença de Deus na missão anglicana em nossa cidade. No dia 10 realizamos um ofício de vésperas, no dia 11, celebramos a festa de Corpus Christi, no dia 12 recebemos a visita do Rev. Dr. John Kater que palestrou sobre o conceito de Globalização na Comunhão Anglicana. Juntamente com ele, vieram também o Rev. Dr. Carlos Calvani e sua esposa Ingrit e D. Luiz Prado. A Paróquia acolheu com grande entusiasmo o privilégio da presença do Dr. Kater, contando inclusive com um parceiro ecumênico do Grupo Ecumênico da Serra, o Pe. Mário Pedrotti da Igreja Católica Romana. A semana de aniversário culminou com a celebração da Sta. Eucaristia no domingo (14 de junho) com uma experiência inédita na comunidade, um almoço comunitário que foi carinhosamente chamado de “Junta Panelas”, em que cada paroquiano levou consigo um prato para ser partilhado com todos. Que Deus continue abençoando nossa comunidade em sua missão.
por Josué Soares Flores

domingo, 7 de junho de 2009

Instituição de Cônego na Catedral

A história da Catedral da SSma. Trindade de Porto Alegre se confunde, no início, com a história da própria Igreja que lhe deu origem. Historiar, portanto, a vida da Catedral é reviver os primórdios da Igreja Episcopal no Brasil.
O primeiro ofício religioso da Igreja Episcopal em solo brasileiro foi realizado no dia 1 de junho de 1890, era o primeiro Domingo da Trindade. O culto foi realizado às 15 horas, e assim teve inicio a primeira capela da Igreja Episcopal no Brasil que em 1893 recebeu o nome de Capela da Trindade. Cinco anos e meio depois, no dia 28 de outubro de 1898 houve a fusão da Capela da Trindade com outra comunidade que também havia surgido do trabalho dos primeiros missionários, a Capela do Bom Pastor, dando origem a Egreja da Trindade. No dia 05 de Julho de 1900 foi assinada a escritura do terreno à Rua dos Andradas, destinado à futura construção da Egreja da Trindade e no dia 27 de outubro do mesmo ano foi o lançamento de sua pedra fundamental. Num período de 3 anos o Templo foi totalmente construído e em 10 de maio de 1903 aconteceu a Solene Celebração de Consagração. Em 31 de dezembro de 1949 a então Egreja da Trindade foi elevada à categoria de Catedral, sob o nome de Catedral da Santíssima Trindade, tornando-se a sede da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
A cada Domingo da Trindade relembramos a história da IEAB e juntamente a história de nossa Catedral, neste ano no domingo 07 de junho de 2009, Festa da Santíssima Trindade, Celebramos alegremente o aniversário onomástico da Catedral, rendendo graças pelos seus 119 anos de existência como comunidade. Foi uma bela festa em Ação de Graças pela dedicação de muitos homens e mulheres, que nos antecederam e com seu esforço e testemunho nos possibilitaram receber este legado de fé. Na ocasião, foi realizada, pelo bispo D. Orlando, a Cerimônia de Instituição do Rev. Joel da Silva Soares como Cônego Honorário de nossa Catedral, todos os presentes elevaram suas vozes prometendo fazer tudo o que estiver ao alcance para apoiar o Rev. Joel neste novo ministério, especialmente com o zelo das suas orações e rendendo Graças a Deus por sua vida. O Rev. Joel iniciou seu ministério na Catedral, sendo na década de 70 seu Coadjutor e também Pároco Interino. E agora volta a marcar a vida desta comunidade com sua fidelidade e disposição de viver o Evangelho de Cristo, aceitando prontamente mais este chamado para servir a Deus em sua Igreja. Ele foi apresentado conjuntamente pelo Bispo D. Orlando e pela Deã Rev. Marinez, e eleito unanimemente pelo Cabido da Igreja Catedral em sua reunião no mês de maio de 2009.
por Revda. Marinez Rosa dos S. Bassotto

instituicao conego

CONVITE PARA ANIVERSÁRIO ONOMÁSTICO E INSTITUIÇÃO DE CÔNEGO

joel

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio ambiente

diamundialdom eioambiente



No Dia 05 de junho, foi celebrado, na Paróquia da Virgem Maria, o Culto Ecumênico em Ação de Graças pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. O Culto fez parte da Programação da Semana Municipal do Meio Ambiente promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O Grupo Ecumênico da Serra que organizou o ofício que contou com a presença do Pr. André Müller, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, o Pe. Ricardo Fontana, da Igreja Católica Apostólica Romana, Pe. Gilmar, coordenador de pastorais da Diocese de Caxias da Igreja Católica Apostólica Romana, Pe. Mário Pedrotti, da Igreja Católica Apostólica Romana. Estiveram presentes leigos do movimento focolare e demais convidados. O Culto além de representar uma retomada da caminhada ecumênica no que tange a celebrações litúrgicas, também representa muito para a conscientização municipal do papel da espiritualidade cristã na busca da preservação e manutenção da Criação de Deus.
por Josué Soares Flores