domingo, 13 de julho de 2008

"Tu me olhaste nos olhos: chamados a andar nos passos de Jesus"

Nos dias 12 e 13 de julho p.p. aconteceu o I Encontro para Formação de Lideranças da Juventude promovido pela Coordenação Diocesana da Pastoral da UJAB com o apoio do CEAT, representado pelo Revdo Humberto que é também o Capelão da UJAB Diocesana. Os jovens que participaram do encontro foram recebidos e ficaram hospedados no prédio do Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke – SETEK. O encontro teve como objetivo inicial preparar os jovens para que estes possam liderar o trabalho com os grupos de juventude nas suas comunidades.  No sábado à tarde os jovens participaram da oficina COMO REFLETIR SOBRE A REALIDADE QUE NOS CERCA DENTRO DO GRUPO DE JOVENS?”, coordenada pelo Profº Ms. Jones e da oficina VIVENDO A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ A PARTIR DO GRUPO DE JOVENS”, coordenada pelo Revdo Jerry Andrei. No domingo, após o Devocional da manhã, o Revdo Humberto coordenou a oficina sobre ESTUDO BÍBLICO NO GRUPO DE JOVENS; COMO FAZER”?. Após o almoço a oficina AS DINÂMICAS DE GRUPO COMO FORMA DE INTEGRAR, APRENDER E SERMOS DESAFIADOS/AS PARA A MISSÃO E EVANGELIZAÇÃO” ficou por conta da jovem Priscila Miranda, membro da Coordenação da Pastoral Diocesana da UJAB. Além da participação nas oficinas os jovens foram desafiados, desde o início do encontro, a trabalharem em equipes, afinal toda a organização e limpeza dos espaços ficaram por conta destas equipes. A alimentação foi coordenada e realizada pelas Seminaristas Maitê e Marli que proporcionaram a todos deliciosas refeições. Apesar de toda a divulgação que envolveu este encontro, estiveram representadas as seguintes paróquias: da Graça Divina (Viamão), da Ressurreição (Porto Alegre), São Lucas (Canoas), São Mateus (Santo Antônio da Patrulha), São Paulo (Cachoeirinha), da Trindade (São Leopoldo) e da Missão de São Miguel e Todos os Anjos (Alvorada), que são as paróquias das quais fazem parte os membros da Coordenação Diocesana da UJAB. Este foi o primeiro encontro para formação de lideranças da Juventude planejado pela atual Coordenação e Capelão, que vêem desde julho de 2007 promovendo encontros para uma (re) animação dos jovens desta Diocese. Desejamos que, com a graça de Deus, os próximos encontros recebam maior apoio e divulgação nas comunidades da Diocese Meridional. Por tantas coisas, este primeiro encontro ficará marcado na caminhada da juventude diocesana.
Tatiana Reis

sábado, 12 de julho de 2008

UMEAB São Lucas recebe a Diretoria Diocesana

No sábado, 12 de julho, as mulheres da Paróquia São Lucas, lideradas por sua Presidente Levi Maria Meneghetti, receberam a visita da Diretoria Diocesana da UMEAB. Em torno de vinte mulheres debateram o tema: “Acolhida e Espiritualidade”, com a assessoria do seu Capelão Rev. Hermes Daniel Rodriges, da Paróquia da Benção Divina de São Francisco de Paula. O Pároco, Rev. Jorge Alberto da Rosa, acompanhou os trabalhos, que se iniciaram às 9h e se estenderam até às 15h.
Segundo a Sra. Ciloé Menezes de Souza,  esta visita faz parte do Programa de Trabalho da Diretoria Diocesana da UMEAB, da qual é a Presidente. Destaca que foram momentos de muita inspiração porque a participação foi muito empolgante, pela manifestação do grupo e interesse no assunto desenvolvido. Disse ela:tivemos partilhas na música, na oração e nos devocionais. Agradecemos a Deus pela acolhida das irmãs e a graça de podermos compartilhar desses momentos, envolvidas pelo mesmo espírito do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, buscando sempre viver sob a sua Luz’.
Gilnei de Oliveira

domingo, 6 de julho de 2008

Batismo na Paróquia da Virgem Maria

Domingo, dia 06 de julho foi realizado o batizado da pequena Anna Luiza, filha de Tatiana e Sidney. Acompanhados de toda a comunidade que reafirmou seus votos batismais e testemunhou o ato litúrgico, fazendo também seus votos do batismo de Anna. O batismo foi presidido por D. Prado num domingo muito especial, pois também fizemos a primeira coleta da Oferta Unida de Gratidão. Que Deus abençoe esta família e especialmente a pequena Anna, que é bem-vinda a corpo de Cristo.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Lançamento do livro “Espiritualidade e Compromisso”

Na noite de 02 de julho, cerca de 70 pessoas reuniram-se na Paróquia da Trindade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em São Leopoldo, para participar do lançamento do livro“Espiritualidade e Compromisso”, do teólogo, biblista e pastor luterano Nelson Kilpp, editado pela Editora Sinodal. O evento do lançamento foi promovido pelo SELEO - Serviço Ecumênico Leopoldense e contou com o coral do Movimento dos Focolares e a participação de um violeiro do CEBI, numa rica demonstração de convivência e caminhada ecumênicas em São Leopoldo.
Através do livro “Espiritualidade e Compromisso” – o terceiro da série intitulada: “Dez boas razões para...” – o autor, que também é professor das Faculdades EST, nos apresenta dez razões para:Orar, praticar a justiça, cuidar da criação, acolher o outro e compartilhar. Trata-se de estímulos para a vida e atuação da comunidade de fé ancorada no testemunho bíblico e comprometida com a promoção da justiça e a preservação da paz num mundo solidário que pertence a todos.
As pessoas presentes, representando diversas denominações, experimentaram a calorosa acolhida, o diálogo franco e, acima de tudo, o espírito ecumênico que pairava no ambiente e que ajudou a transformar a noite fria e úmida de inverno em um momento de convivência fraterna, harmoniosa, alegre e aconchegante. Foi uma real demonstração da espiritualidade e do compromisso ecumênico da comunidade religiosa leopoldense.
Pastora Sônia Mota (Igreja Presbiteriana)