terça-feira, 27 de maio de 2008

João Duarte Barcelos (*1921 + 2008)

Nascido em 10/06/1921, faleceu em 27/05/2008, na idade de 86 anos.
Filho de Miguel Duarte Barcelos e Maria Elisa Valim, era natural de São Francisco de Paula. Aos 33 anos casou-se com Lelina Batista dos Santos Barcelos, com a qual teve duas filhas. Uma natimorta e a segunda, Mariangela Barcelos Schuch. Enviuvou em 1982 e, após alguns anos, passou a viver com sua companheira, até o final, Jussara da Silva Reis, da qual adotou uma nova família, composta dos dois enteados Darlei e Alcione, suas esposas Vera e Sabrina e dois netinhos: Caroline e Bruno.
Seu João teve uma vida voltada para sua família, sua cidade e, principalmente, para sua igreja. Na Paróquia da Bênção Divina desempenhou diversas funções: todos os cargos da Junta Paroquial, presidente da Irmandade de Santo André, cantor do Coral Bênção Divina. Leitor Leigo durante muitos anos, foi o braço direito de diversos reverendos, com os quais manteve amizades profundas. Conduziu a paróquia durante um longo período em que à mesma esteve sem reverendo residente. Foi pioneiro no Movimento Ecumênico, uma vez que, pelo seu caráter e honradez, foi convidado por diversas vezes para ser o tesoureiro das festas da Igreja Católica Romana; tanto que, quando falecia alguém e os padres não podiam atender, era convidado para fazer as encomendações e sepultamentos. Apoiou também a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a qual celebrou seus cultos por longo período, no templo da Igreja Episcopal. Na ausência dos pastores, era convidado a dirigir orações daquela Congregação.
Era uma pessoa que nunca dizia não para as causas sociais e religiosas. Com sua característica especial, a “bondade”, ajudou muitas pessoas, ensinando o ofício de tipógrafo. Com grande hospitalidade, juntamente com sua esposa Lela, acolhia a todos em sua residência, a qual era uma “casa cheia”. Abrigava pessoas que vinham do interior. Ele e Lela tiveram, inclusive, dois filhos adotivos: Sérgio Lopes e Paulo Jessé Reis.
Tio João, como era carinhosamente chamado por pessoas de várias idades, teve uma família pequena, porém a amava muito: a filha, o neto Cirilo, por quem tinha verdadeira devoção, sua namorada Caroline, e o genro Magno, o qual considerava um filho, bem como este o considerava um pai.
Viveu intensamente a vida. Teve muitos percalços e incontáveis momentos felizes, até os 82 anos, quando foi acometido de isquemias cerebrais, impossibilitando-o de andar e deixando-o acamado por quatro anos. Com muita fé e resignação, nunca se queixou ou revoltou-se, sendo um grande exemplo de fé, perseverança, força e amor à vida, sempre fortalecido pelas orações e cuidado irrestrito de sua família. Faleceu no Hospital Arcanjo São Miguel, também na cidade de Gramado.
Seu enterro foi muito emocionante, precedido de culto na Igreja Episcopal Anglicana, dirigido pelos reverendos Hermes e Onofre e pelo padre Evair, com a participação especial do Grupo Bocalis. Seu esquife foi conduzido, no cemitério, com gaita e violão, tocados pelos membros do Grupo Lazer dos Sábios e por seu neto Cirilo, todo o cortejo cantando o Hino de São Francisco de Paula, “São Francisco é Terra Boa”. Ao pé do túmulo cantou-se “Graças Dou” e a sua música predileta “Menino da Porteira”, executada por seu neto e genro.
No sábado, dia 07 de junho, foi oficiada uma Missa de Sétimo Dia, na igreja Católica e no domingo, dia 08, um Culto Memorial, na Igreja Episcopal Anglicana, dirigido pelo Reverendo Hermes, com liturgia especial e quarteto de cantores, formado pela família (sua filha, genro, neto namorada).
Magno Eduardo Schuch

domingo, 25 de maio de 2008

28º peixada da Paróquia de Cristo Redentor

conteceu no domingo, 25 de maio a 28º edição da Peixada, um tradicional almoço que sempre é precedido de muita expectativa. Afinal é um verdadeiro banquete, sempre bem prestigiado por uma “clientela fiel”. Este ano além dos pratos tradicionais (peixe assado, filé fritos, camarão ao molho, postas de peixe, saladas, etc) algumas novidades incrementaram o ambiente e a beleza do evento. Uma foi a decoração do ambiente que foi feita pelo Rev. Ives, aproveitando materiais recicláveis, sobras de material de escritório, caixas de sapato e muita criatividade criou cerca de 20 obras que enfeitaram todo o salão; outra foi a compra de toalhas novas que deram mais beleza às mesas e além disto também passou-se a vender vinho em uma garrafa com um rótulo especial que servia de lembrança do evento e podia ser comprado para levar para casa. Este ano também se re-editou um Informativo Promocional que foi publicado e distribuído gratuitamente na cidade, com a finalidade de divulgar a peixada e arrecadar recursos, contando com 22 anunciantes / patrocinadores e tendo uma tiragem de 1.000 exemplares.
A comunidade tem muito a agradecer a Deus por ter nos abençoado ricamente neste evento e a todos os colaboradores que de alguma maneira fizeram desta 28º Peixada um grande sucesso.
Rev. Ives Vergara Nunes

sábado, 24 de maio de 2008

50 Anos de Felicidade e Partilha

No sábado, dia 24 de maio último foi realizado na Paróquia do Redentor, em Porto Alegre, um ofício em comemoração as Bodas de Ouro do casal Davis S. Oliveira e Lucy Manke Oliveira, reunindo um grande número de familiares e amigos para agradecerem à Deus pela felicidade e o amor dos dois.
A cerimônia foi oficiada pelo Rev. Caio Márcio Álvares Lacerda com a participação do Rev. Joel da Silva Soares que proferiu a mensagem. Participaram também os filhos do casal, Marcelo Marcos e Luciane.
Durante a cerimônia, os filhos que foram representados pela filha Luciane e os seis netos que foram representados pela neta Melissa Barreto Oliveira fizeram uma linda homenagem à Lucy e Davis, através de lindas mensagens de amor e carinho, bem como uma apresentação, em Data Show, dos momentos felizes dos 50 anos de união.
O casal é filho de Canguçu e sempre pertenceu a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, tendo casado, em 1958, na Paróquia do Salvador daquela cidade. Desde 1972 é membro da Paróquia do Redentor, onde participam ativamente da vida paroquial, tendo já ocupado cargos como Tesoureiro (Davis) e primeiro e segundo-guardião (Lucy).
Após a cerimônia religiosa, o casal recepcionou seus 80 convidados com um lindo almoço, no Salão Paroquial, com participação de amigos e inúmeros irmãos e irmãs da Paróquia que sentiram muito felizes e honrados em partilhar um momento tão importante na vida destes queridos irmãos em Cristo.
Elizabeth Cabral

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Comunidade Episcopal Anglicana em Criciúma

Aconteceram nos dias 7 e 21 de maio os primeiros cultos Anglicanos na cidade de Criciúma/SC. No dia marcado na Paróquia da Igreja Evangélica Luterana no Brasil, que nos cedeu o templo, à Rua Engenheiro Fiúza da Rocha, 1256 – Bairro Morro da TV aconteceu os cultos. Havia 32 e 30 pessoas, respectivamente. Irmãos e irmãs Episcopais de Criciúma e Araranguá, assim como também alguns simpatizantes que tem procurado a igreja e esperavam com ansiedade o dia que ela chegasse àquela cidade.
O Rev. Ives na primeira Celebração Eucarística, tendo em vista que a comunidade começa em grande parte com pessoas advindas de Praia Grande, salientou em seu sermão o quanto a IEAB custou a chegar em Criciúma. Porém o que possibilitou este culto foi o ministério de evangelização do Rev. Oliveiros que descendo a Serra do Faxinal mostrou coragem, esperança e fé. Visto que a empreitada que ele e sua família se lançaram era árdua e perigosa. Mas não fugiram desta missão, pois eram movidos pela antevisão do Reino de Deus, e animados pelo Espírito Santo e isto não os deixou ficar “parados e seguros” em São Francisco de Paula. Demorou, mas chegou e a semente lançada a mais de 80 anos começava a germinar. A partir disto lançou o desafio de que todos ali presentes, conscientes desta história a tomassem nas mãos e com a benção de Deus dessem a ela continuidade.
O grupo está animado e com o fruto das primeiras coletas já compraram 10 LOC´s, 10 Hinários e 10 Laudates para poderem manter seu próprio material já em Criciúma.
Rev. Ives Vergara Nunes

domingo, 11 de maio de 2008

Culto Especial do Dia das Mães na Paróquia do Redentor

Dia 11 de maio, o Rev. Pároco Caio Márcio Álvares Lacerda oficiou uma Celebração Especial a honra de Deus e para comemorar o Dia das Mães. Além de uma liturgia muito bonita, com a participação do Coral do Redentor, a cerimônia contou com um momento muito especial e emocionante. A Junta Paroquial elegeu uma das mães da Paróquia para receber uma homenagem especial, representando a todas as mães do Redentor. Os critérios foram à superação de um obstáculo e a participação ativa na vida paroquial por quase uma vida inteira. A escolha recaiu na Sra. Cecília Glória que no final de janeiro deste ano sofreu uma intervenção cirúrgica muito delicada, no joelho, e que no início de março, já estava de volta as suas atividades na Paróquia, ensaiando no Coral, participando das reuniões da UMEAB, mesmo com muita dificuldade, ainda, em se locomover e sentindo muita dor.
Este exemplo de fé, de perseverança e de amor a nossa Igreja e, em especial, a nossa Paróquia, foi singelamente reconhecido, através da homenagem realizada no Dia das Mães, através de uma apresentação, de inúmeros momentos importantes desta querida irmã na vida paroquial.
A Paróquia contou com a presença dos filhos da Sra. Cecília que participaram da homenagem, ofertando flores à mãe. Além dos filhos da Sra. Cecília estiveram presentes seus familiares, amigos e membros da Paróquia.
Elizabeth Cabral

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Noite Ecumênica dos Corais

Durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, aconteceu, em 07 de maio, a noite Ecumênica dos Corais no Centro Mariápolis Arnold, do Movimento dos Focolares. Vários corais do Vale do Rio dos Sinos se apresentaram neste evento, encantando os presentes com suas belas interpretações. Representando a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, tivemos o Coral Esperança da Paróquia do Calvário, de Nova Santa Rita e o Coral São Lucas, da Paróquia São Lucas, Canoas, ambos sob a regência de Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos. Foi uma noite muito alegre que marcou a todos que lá estiveram.
Maria Helena Gastal

terça-feira, 6 de maio de 2008

Unidade dos Cristãos

Em Canoas, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi intensa. Para começar, a Paróquia São Lucas e a Paróquia Católica São Pio X, do Bairro Mathias Velho, se reuniram e realizaram dois cultos ecumênicos. No dia 06 de maio, o culto foi na paróquia católica e no dia 08 na Paróquia São Lucas. Após o culto houve uma confraternização no Salão Paroquial, preparada pela UMEAB.
Na quarta-feira, 07, foi a vez do Coral São Lucas participar do Encontro Ecumênico de Coros no Centro Mariápolis,  em São Leopoldo. Encerrou o encontro cantando, juntamente com o Coral Esperança da Paróquia do Calvário de Nova Santa Rita, a música ‘Jesus muito obrigado’. O evento é promovido pelo Movimento Católico denominado Focolares.
No sábado, véspera do Dia das Mães, a UMEAB realizou com muito êxito, mais uma edição do tradicional Chá das Mães. Foi à primeira promoção da atual diretoria, composta pelas Sras. Levi Maria S. Meneghetti (Presidente), Solange Pontes (Vice-presidente), Maria Aparecida da Rosa (1ª Secretária), Vanda Fernandes (2ª Secretária), Hilda Fortes (1ª Tesoureira), Odete Fernandes (2ª Tesoureira), Noemi Castro e Ana Fraga (Coordenadoras da Oferta Unida de Gratidão). O evento transcorreu num clima de grande confraternização e alegria entre mães e filhos. Famílias inteiras estiveram presentes, como a Sra. Dilce Viegas, que participou do chá na companhia de sua mãe, sua filha e seu neto. A Invernada Artística do CTG Brazão do Rio Grande fez uma homenagem a todas as mães presentes  com danças típicas gaúchas.

E para encerrar, o domingo de Pentecostes 11 de maio, Dia das Mães, marcou o recomeço das aulas da Escola Dominical, uma iniciativa do Sr. Daniel Ramos. As crianças reuniram-se no Salão Paroquial durante o culto e prepararam uma homenagem para as mães. Com o apoio do jovem Eder Bruckchen no violão, cantaram a música “Amar como Jesus Amou”, de Padre Zezinho. As crianças proporcionaram momentos de muita emoção a toda à comunidade. O Coral São Lucas homenageou as mães cantando a música ‘Gratidão’ e o jovem Eder leu uma mensagem.  No final, as mães receberam uma rosa vermelha.







Gilnei de Oliveira

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Lilian Cardoso da Rocha

A Sra. Lilian Cardoso da Rocha, ou D. Lélia como é conhecida, é uma pessoa ímpar e a história da Igreja Episcopal em Praia Grande (SC) está intimamente ligada a sua vida. Seu pai, Sr. Idalino Salustiano Cardoso, era o homem mais rico da cidade e católico fervoroso. Ocorre que, descontente com o abandono pastoral e outras dificuldades, entra em contato com missionários da Igreja Episcopal que aqui chegaram na década de 20. O resultado deste encontro foi à realização do primeiro culto da Igreja em Praia Grande na casa do Sr. Idalino e Dona Franscisca (mãe de D.Lélia) que se converteram a Igreja juntamente com outros ilustres locais.
Hoje, o amor e a devoção daqueles tempos não estão arrefecidos e continua tão forte quanto antes. D.Lélia, num gesto de generosidade e desprendimento doou a casa onde reside, no centro da cidade, para a Igreja. E mais ainda, o carro rifado pela Paróquia da Páscoa (o fusca do Seu Oro como é conhecido) também foi uma doação de D.Lélia.
Que a atitude de D.Lélia promova em outros corações novas demonstrações de amor e fidelidade a Igreja Episcopal.
"...com esta etapa vencida, graças  Deus, vamos um pouco mais adiante...o templo..." diz o Pároco (Revdo. Paulo Ricardo), que não passa sem obras.
Rev. Paulo

Novo Site da Área Provincial 1

Há poucas semanas, a Região Provincial 1 ou do Sul, como tem sido popularmente chamada, inaugurou seu site oficial, como resultado da primeira reunião desde o Sínodo de 2006 em Curitiba que determinou a experiência eclesiológica. Em Santa Maria, então foram delegados representantes das várias dioceses para aproximar nossas experiências, encurtando as distâncias, gerando uma comunicação dinâmica, partilha de materiais e dinamização financeira através do recurso on-line. Assim, assessorados pela designer Paula Suzuki, que gentilmente fez o Lay Out do Site e sua atualização, está sendo possível já a acessibilidade de todos membros da IEAB, especialmente destas dioceses do Sul. Caso queira compartilhar algum recurso, envie ao e-mail do seu cooperador de comunicação indicado no contato referente à sua Diocese.