sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher - Culto Ecumênico

No dia 08 de março de 2008, ocorreu a 3ª edição da Celebração Ecumênica entre Anglicanos e Católicos Romanos, pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
Foi utilizada a celebração enviada pelo Conselho Nacional de Igrejas (CONIC), especialmente preparada para a data, com cânticos conhecidos nas duas igrejas.
Recebemos a visita da Revda. Leane Rachel, da Paróquia Anglicana do Calvário, de Nova Santa Rita e de uma freira católica romana, que deixaram mensagens marcantes para todos os presentes, além de outros representantes da comunidade católica da cidade.
A celebração, neste ano, ocorreu na Paróquia São Lucas e contou com a participação do Coral. Em 2009, o culto ecumênico será realizado na Paróquia Católica Romana do Sagrado Coração de Jesus. Dom Orlando Santos de Oliveira

segunda-feira, 3 de março de 2008

Mutirão do Avivamento Espiritual na Paróquia de Todos os Santos

Aconteceu no 2º Domingo da Páscoa, 30 de março, na Paróquia de Todos os Santos, em Novo Hamburgo, o já tradicional Mutirão do Avivamento Espiritual. A Celebração Eucarística de abertura do evento contou com a participação de cerca de 150 irmãos e irmãs das paróquias de Canoas, Cachoeirinha, Santo Antônio da Patrulha e Praia Grande (SC). Foi celebrante, o Revdo. Paulo Chiechelski (Paróquia da Páscoa) acompanhado pelo Revdo. Marino Muniz dos Reis (Paróquia São Mateus) e pelo Revdo. Côn. Carlos Getúlio Hallberg (pároco anfitrião). A meditação foi dirigida pelo Sem. Fernando da Silva Santos.
Além da Celebração Eucarística, outro ponto alto do Mutirão do Avivamento Espiritual foi o momento de louvor, à tarde, onde o dom da música manifestou-se e todos cantaram com a verdadeira alegria pascal.
No final da tarde, antes que as delegações voltassem para suas cidades, as incansáveis senhoras da Paróquia de Todos os Santos, que já haviam mostrado sua boa acolhida e seus dotes no preparo do almoço, com disposição e alegria serviram um café. E todos retornaram “na paz do Senhor”.
Sem. Fernando da Silva Santos

sábado, 1 de março de 2008

A IEAB prestes a chegar na cidade de Criciúma/SC

Em março a Paróquia foi procurada por lideranças da IELB – Igreja Evangélica Luterana no Brasil, da cidade de Criciúma. Esta igreja, histórica e tradicional, possui muitos membros na cidade de Araranguá, porém não possui templo e seus membros tem que se deslocar até Criciúma, que fica a cerca de 40 Km de Araranguá, para participarem das celebrações. Após uma longa e fraterna conversa foi elaborada uma proposta de “permuta” que consistiria na utilização por parte da IELB de nosso templo em Araranguá e de nossa parte a utilização de seu templo em Criciúma, onde nós possuímos membros e não temos templo. Nesta parceria as duas igrejas seriam ricamente beneficiadas. Diante disto o assunto foi levado a Junta Paroquial que aprovou a “permuta” e logo após foi conversado com o Bispo Diocesano que também se manifestou favoravelmente. Então foi marcada uma reunião entre o Rev. Ives e o Pastor Vitor da IELB onde se acertou os detalhes da parceria. A IELB já começou a realizar suas  celebrações e nós já contactamos vários irmãos e irmãs que residem em Criciúma na intenção de ir semeando o sonho de lá instalarmos uma comunidade Episcopal. Para os próximos dias faremos algumas visitas e já temos uma reunião com uma família originária da Paróquia da Páscoa em Praia Grande, que está se propondo a nos ajudar nesta empreitada, quando conversaremos sobre o melhor dia e horário para as celebrações.
A cidade de Criciúma é a mais desenvolvida do sul catarinense, sendo conhecida nacionalmente pela produção de cerâmica e pelas minas de carvão, possuindo também uma grande usina termoelétrica e um comércio muito forte. A sua população é de cerca de 190.000 habitantes.
Desde já a Paróquia de Cristo Redentor conta com as orações de todos e pede para que qualquer irmão ou irmã que tenham conhecidos, especialmente episcopais, na cidade de Criciúma, ou proximidades que nos passem o seu endereço e/ou telefone de modo que possamos fazer contato.
Revdo. Ives Vergara Nunes