quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Encontro da Área Provincial I

No dia 27 de fevereiro do corrente ano, no Centro Diocesano de Conferências da Diocese Sul Ocidental, em Itaára, aconteceu a primeira reunião da Área Provincial I constituída pelas Dioceses Meridional, Sul Ocidental e Anglicana de Pelotas. Estiveram presentes os três bispos diocesanos acompanhados de representações leigas e clericais. Com autorização especial da Câmara dos Bispos, e em atenção de que a missão anglicana entre os uruguaios foi iniciativa missionária da IEAB, através do Revmo. Bispo D. Clóvis Rodrigues, então pároco em Livramento, RS. A Diocese Anglicana do Uruguai participa plenamente da área I, como convidada especial. Representara a mesma na reunião o Rev. Gilberto Porcal, de Salta e o Rev. Paulo Roberto Duarte, de Rivera.
Além de momentos de oração e partilha de nossas vitórias e dificuldades, estudamos possibilidades de cooperação mútua as áreas de: Administração, Espiritualidade, Formação Teológica, Formação de Lideranças de Juventude e do Laicato, Partilha de livros e textos produzidos pelas dioceses e também e desafios pastorais e missionários.
Projetou-se a possibilidade de criação de um portal na WEB, para divulgação e intercomunicação na área. A próxima reunião será no segundo semestre, em Pelotas. Saímos deste encontro com o sentimento de “Sonhar Juntos”. Temos de fazer coisas concretas juntos. Com este sentimento retornamos para as nossas dioceses.
Estiveram presentes, representando a Diocese Meridional o Bispo Diocesano D. Orlando, o Rev. Caio Lacerda, Presidente do Conselho Diocesano, a Revda. Leane Rachel, membro da Comissão de Pastoral e o postulante Josué Flores, de Caxias do Sul.
Dom Orlando Santos de Oliveira

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Ponto Missionário da Esperança e o Clube da leitura

Desde meados de outubro de 2007 começamos um trabalho no Ponto Missionário da Esperança, comunidade localizada numa das regiões mais pobres da cidade de Araranguá, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes. Este trabalho ganhou o nome de CLUBE DA LEITURA, pois visa atrair a curiosidade de seus participantes para a leitura, aprimorando assim o conhecimento, a auto-estima, a escolaridade e a integração social. A iniciativa foi da Profª Andréa Diene Rocha, e logo foi acompanhada das Sras. Virginia e Junara Jordão, membros de nossa comunidade. No início do Projeto foi feita uma campanha de arrecadação de livros, folhas, lápis de cor, canetinhas, almofadas, tapetes e brinquedos didáticos. A intenção era a criação de um ambiente que fosse descontraído, confortável e aconchegante. Graças ao apoio recebido se atingiu o objetivo, agora todo o sábado pela manhã reunimos cerca de 20 crianças e adolescentes; espalhamos os tapetes no chão e cada um corre para pegar a sua almofada e sentados em círculo, e damos início a uma grande viagem ao mundo dos livros. Cada história lida ou contada de forma dinâmica pelas coordenadoras, alegra, prende a atenção, inspira, faz rir e faz a criançada interagir com os personagens. Também são utilizadas brincadeiras, dinâmicas, teatrinho, dança; e no mês de março recebemos a visita de alunos/as do Colégio Murialdo, onde a Profª Junara dá aulas e a quem propôs como tarefa levarem atividades e lanche para as crianças do Clube. A experiência foi gratificante, visto que se trata de um colégio particular e seus alunos são na maior parte de classe média e alta e não tem contato com esta realidade e após conhecerem alguns pediram licença para voltar ao Clube, mesmo que não fosse mais responsável pela tarefa daquele dia.
Revdo. Ives Vergara Nunes

Casamento do ator Mario Frias

A celebração do Matrimônio foi realizada a beira-mar e restrita à família, reunindo cerca de 50 pessoas. O Rev. Ives Vergara Nunes, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil de Araranguá, foi o celebrante. A noiva é a jovem criciumense Juliana Camatti. Os dois já namoravam a dois anos e agora resolveram oficializar a relação e para isto, além do casamento civil, buscaram a benção de Deus. Porém como o ator Mario Frias já havia sido casado com a atriz Nívea Stelmann, da qual já é divorciado, buscou a Igreja Anglicana que pastoralmente os acolheu e aceitou realizar o Santo Matrimônio. Mesmo depois de um grande susto, tendo em vista que com as quedas de barreiras na BR 101 o casamento teve que ser transferido de quinta para sexta-feira e seu início atrasou mais de 4 horas porque o Rev. Ives ficou preso no engarrafamento, os convidados não perderam a disposição e seguiu-se à celebração uma animada festa em ritmo de “lual” com a alegria e o amor do casal contagiando à todos os presentes.
Revdo. Ives Vergara Nunes