sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Ressurreição Comemora 58 Anos

A Paróquia da Ressurreição celebra seus 58 anos de presença na zona norte de Porto Alegre. Para marcar este mês estiveram pregando em nossa igreja: nosso bispo diocesano Dom Orlando Oliveira; Rev. Jorge Rosa, paróco da São Lucas, em Canoas; Rev. Francisco de Assis, secretário-geral da IEAB e o Rev. Egon Feldens.
Na visita do bispo diocesano receberam a Imposição das Mãos e foram confirmados os jovens Jonathan (Joe) e Paula.
Também marcaram este mês, os nossos irmãos Ronaldo e Irene, que uniram suas vidas em Santo Matrimônio, em um Culto dominical. Ronaldo é nosso tesoureiro e ambos conheceram a Igreja através do movimento Encontro de Casais com Cristo.
A UMEAB também marcou as reuniões semanais nas terças feiras com visitantes convidados: Sems. Maite e Elaine, Rev. Jessé RAmos e Psicóloga Kathia Cardoso. E na última terça, acompanhadas do pároco, realizaram um passeio pelas águas do Guaíba.
Finalizando o mês, no domingo 30, tivemos uma Cantata com os 3 grupos de louvor da paróquia, mais os visitantes: Grupo Vocal Brigido de Oliveira, Coral São Lucas de Canoas e Coral do Hospital Cristo Redentor.
Somos mais do que agradecidos a Deus por tamanha demonstração do Seu amor e de Sua misericórida por nós.
A Ele todo o louvor e toda a glória!
Rev. Jerry Andrei dos Santos

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Encontro Ecumênico de Bispos

O Bispo Diocesano D. Orlando participou em Praga, de 20 a 27 de setembro próximo passado, do 26º Encontro Ecumênico de Bispos. O mesmo é promovido pelo movimento dos “Focolares” da Igreja Católica Romana. O tema deste ano foi: “A minha noite não conhece escuridão: por uma cultura de ressurreição”.
Participaram em Praga bispos Católicos Romanos, Ortodoxos, Ortodoxos Orientais, Luteranos, Metodistas, Reformados e Anglicanos, num total de 50 bispos.
Na foto, da esquerda para a direita, aparecem D. Orlando, D. Ito, D. Francisco (Bispo Católico de Pernambuco), Bispo Nelson (Metodista) e D. Glauco. Ao todo participaram 10 bispos anglicanos da Inglaterra, Austrália,Brasil e Roma.
O Arcebispos de Cantuária, Revmo. Dr. Rowan Williams enviou mensagem de saudação e apoio ao encontro.
Dom Orlando Santos de Oliveira

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Rev. Dr. Juan Oliver em Porto Alegre

O Rev. Dr. Juan Oliver, Diretor do Programa Hispânico de Estudos e professor adjunto de Liturgia, do Seminário Teológico Geral da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, em Nova Iorque, estará em Porto Alegre, de 13 a 15 de agosto próximo.
Ele será o palestrante principal da Semana Acadêmica do Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke (SETEK) sobre os temas: Formação Litúrgica, Formando novos membros para o Corpo de Cristo, Livro de Oração Comum, Catecumenato, Simbolismo e Inculturação Litúrgica.
O Rev. Dr. Oliver desenvolve, no Seminário Geral, um programa especial de Liturgia focado nas necessidades da população latina que vive naquela cidade e, também, para uso na América Latina. Ele é membro da Rede Internacional Anglicana de Liturgia e da organização ecumênica de estudos litúrgicos chamada “ Societas Litúrgica”.
Atualmente, ele desenvolve uma pesquisa sobre “O Livro de Oração: o lugar da liturgia anglicana na cultura anglo-americana”. Seus estudos incluem aspectos da prática litúrgica presente nos textos, nos gestos, na música, e no contexto em que vive a Igreja.
Programa de Palestras no SETEK
Dia 13 – 14h30min - O que é formação litúrgica?;
Dia 14 – 8h-11h30min – Formando novos membros no Corpo de Cristo;
14h30min-17h – Igreja e Liturgia (a galinha e o ovo);
Dia 14 – 8h-11h30min – O que é Liturgia Anglicana?;
14h30min-17h – Liturgia e Unidade na Comunhão Anglicana.
Foto: Rev. Dr. Juan Oliver, palestrante da Semana Acadêmica do SETEK deste ano

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Bispa Presidente prega na Catedral

A Bispa Presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (ECUSA), Revma. Katharine Jefferts Schori, em visita oficial à IEAB, participou de uma celebração especial na Catedral da Santíssima Trindade, em Porto Alegre.
Sua visita ao Brasil prende-se ao interesse dela pessoal e da igreja americana pelo crescimento constante no anglicanismo do companheirismo entre as várias províncias.
Durante a festiva celebração eucarística, a Bispa Katharine entregou uma bela mensagem de esperança em seu sermão. Estiveram presentes na celebração, além do primaz da IEAB e do Bispo Diocesano, Dom Orlando Oliveira, os bispos Dom Renato Raatz, da Diocese de Pelotas, Dom Jubal Neves, da Diocese Sul-Ocidental e Dom Naudal Gomes, da Diocese de Curitiba, com representações clericais e leigas de suas respectivas dioceses.
Também estiveram presentes alguns clérigos e leigos das dioceses de Recife, Rio de Janeiro e Uruguai, além de convidados ecumênicos, como Dom Dadeus Grings, Arcebispo Católico Romano de Porto Alegre, o Pastor Walter Altmann, Pastor Presidente da IECLB, o Bispo Luis Virgílio, Bispo da IIª Região Metodista, o Pastor Ervino Schmidt, Presidente do CONIC/RS, a Pastora Sonia Mota, da Igreja Presbiteriana Unida e um grupo de representantes do Movimento FOCOLARE.
Na ocasião, lhe foi presenteado um cálice de madeira esculpido pelo Reverendo Jessé Ramos, como sinal da comunhão e companheirismo entre a igreja americana e a brasileira.
A Catedral lotada celebrou com alegria, animada por um coral ecumênico formado pelo grupo Pedra Angular, da Catedral e o grupo coral e musical da Igreja Evangélica Luterana. A liturgia especial para este dia foi elaborada pela Deã da Catedral, Revda. Marinez Bassotto, e pelo Rev. Dessórdi Leite, Coadjutor da Catedral.
Acompanhavam a Bispa Presidente o seu esposo Richard, o Cônego Juan Márquez e o jornalista Robert, do Departamento de Comunicação da igreja americana.
Uma das prioridades como primeira Bispa Presidente da Igreja Episcopal dos Estados Unidos é a luta pelo restabelecimento da paz e da justiça no mundo. Ela também é bióloga, piloto, doutora em Oceanografia e Mestre em Teologia.
Foto: Bispa Schori e Dom Orlando na Catedral da Santíssima Trindade, Porto Alegre (Richard Schori/ENS)

Os jovens estão caminhando

A juventude diocesana, a partir da paróquia de Todos os Santos, em Novo Hamburgo, iniciou um caminhada de reorganização da Pastoral Diocesana da UJAB (União da Juventude Anglicana da IEAB) e do movimento jovem em nossa diocese.
O último evento foi na Catedral Diocesana, em Porto Alegre, que contou com a participação de cerca de 26 jovens. Após o encontro, os mesmos participaram ativamente da celebração especial, na Catedral, acolhendo a visita da Bispa Presidente da Igreja dos Estados Unidos, Katherine Jefferts Schori.
A coordenação desta caminhada está sendo feita pela jovem Tatiane Vidal dos Reis, representante da Diocese Meridional na CIN-UJAB (Comisão de Integração Nacional da UJAB).
Os encontros têm sido uma oportunidade de celebração, oração, partilha, reflexão,confraternização e animação dos jovens da igreja diocesana.
A caminhada da juventude também tem contado com o apoio e assessoria do Coordenador do CEAT (Centro de Estudos Anglicanos de Teologia), o Rev. Humberto Maiztegui.
Em setembro próximo, a caminhada estará em Santo Antônio da Patrulha, na Paróquia São Mateus. Todos(as) interessados(as) estão convidados. A caminhada continua.
Foto: Participantes do evento na Catedral da SS. Trindade, em Porto Alegre.